11/01/2018 11:29
  • Parque da Cidade abre exposições de xilogravura e de fotografia neste domingo
Marco Polo

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte abrirá, neste domingo (14), duas exposições para os seus visitantes apreciarem: uma de xilogravuras e outra de fotografias antigas da nossa cidade. As exposições seguem abertas até o dia 14 de fevereiro no hall do Centro de Visitantes.

A exposição “Identidade Gravada” é uma compilação das obras produzidas pelo artista visual Erick Lima. Marcadas pela forte expressividade e pela temática da cultura e do modo de vida do povo nordestino, a resistência do povo, as obras trazem uma mostra dos trabalhos xilográficos (matrizes e gravuras) produzidos pelo artista.

Erick Lima é artista visual e iniciou a sua carreira no ano de 2007 junto à Casa do Cordel em Natal. Dedicando-se à técnica da xilografia, ele garantiu espaço e reconhecimento como difusor desta arte. Sendo artista e professor, tem levado a xilografia às escolas e motivado novos talentos com palestras e oficinas. Como propagador da gravura, desenvolveu e executou projetos como a “Xilogravura nas Escolas” e foi ganhador do “Prêmio Cultura Popular do Ministério da Cultura”. A sua arte figura em ilustrações de livros didáticos, folhetos de cordel, discos, peças publicitárias das mais diversas (De granja de ovos ao Google) e nas estampas exclusivas da Bodega do Xilo.

O professor e fotógrafo Jerônymo Tinôco vai expor as suas fotografias numa montagem da Natal antiga e atual. As fotografias mostram como era a capital potiguar nos anos 40, 50, no Século passado. Os mais velhos poderão reviver o passado, buscar na memória as velhas lembranças de tudo o que vivenciou quando jovens. Esse resgate pode ser feito a partir deste domingo no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

"Sempre fui um apaixonado pelas fotos de Natal antiga e presenciei durante anos as mudanças feitas nas suas características, seja de casas, ruas ou edifícios, daí a ideia de comparar, em fotos, essas mudanças, mostrando onde houve preservação ou não, como forma de chamar a atenção para a importância da preservação da nossa história, pois um povo sem memória histórica não existe como povo".

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte é um espaço de conhecimento, lazer e de qualidade de vida do natalense, que frequenta o espaço diariamente para diversas atividades. Mas, o Parque da Cidade também é um ponto turístico pela sua beleza arquitetônica, criada na prancheta do renomado arquiteto Oscar Niemeyer e tem despertado a curiosidade dos turistas que visitam a nossa cidade e querem conhecer a obra onde a natureza e o concreto convivem harmoniosamente.

Inaugurado em 2008, o Parque da Cidade funciona diariamente das 5h às 18h e oferece vários atrativos durante o ano inteiro para os seus visitantes por meio de eventos promovidos pelos parceiros, apresentações de peças teatrais, de incentivo à leitura, educação ambiental, exposições, etc.