10/01/2018 15:15
  • Seminário debate gerenciamento dos resíduos em serviços de saúde
Daniel Morais

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (10), o primeiro seminário de 'Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (RSS), que irá acontecer para representantes de todas as unidades de saúde da rede municipal.

Os primeiros a participarem da capacitação foram os profissionais do Distrito Sanitário Oeste (DS Oeste), que tiveram uma palestra com Janine Vieira, do Núcleo de Saúde Ambiental (NSA) do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), que destacou que as unidades passarão a utilizar um documento chamado Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde (PGRSS).

“O PGRSS é um conjunto de procedimentos de gestão que visa o correto gerenciamento dos resíduos produzidos. Ele tem como objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente”, destacou.

Em 2004, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu as classificações dos RSS e qual o devido gerenciamento a ser dado para cada grupo, sempre se baseando nos riscos que cada componente pode trazer para a saúde pública ou meio ambiente.

Importância da coleta correta dos RSS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% do lixo hospitalar é considerado perigoso, já que possui caráter tóxico, infeccioso ou radioativo. Se despejado no meio ambiente, por ser formado por seringas, recipientes, tecidos, partes de órgãos, sangue e excreções humanas, o lixo infectante pode contaminar o solo e lençóis freáticos, prejudicando plantações e podendo causar problemas à saúde. O simples contato com água contaminada ou com o próprio lixo, pode transmitir doenças através de bactérias ou vírus mais agressivos, como AIDS e Hepatites.