09/12/2017 14:50
  • Projeto Nossa Orla movimentou Ponta Negra neste sábado
Alex Régis

O prefeito Carlos Eduardo participou, na manhã deste sábado (09), de mais uma ação do Nossa Orla na praia de Ponta Negra, projeto realizado pela Prefeitura do Natal por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) que ofereceu uma série de atividades de esporte, lazer, saúde e qualidade de vida aos natalenses e turistas que frequentam as praias da capital.

Essa edição teve atenção voltada a portadores de necessidades especiais. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) levou recreação infantil inclusiva e atividades de lazer para esse público. O programa Praia Inclusiva, desenvolvido pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF) também esteve com estrutura no local, tendo cadeiras anfíbias e coletes salva-vidas oferecendo acesso ao mar a pessoas com deficiência física, visual, intelectual e mental.

Várias atividades foram proporcionadas para a população que esteve no evento. O paradesporto, por exemplo, esteve presente com futebol para amputados e vôlei sentado.

Para as demais famílias e banhistas foram oferecidos esportes como stand up paddle, caiaque além de atrações culturais, tudo em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estava com um posto para aferição de pressão, vacinas e testes de glicemia, HIV e sífilis.

Para Carlos Eduardo, projetos assim garantem que a praia seja realmente de todos. "Natal é de todos e de todas, sem exclusão. A prefeitura trabalha dia e noite, por meio de várias secretarias, para que as pessoas com deficiência, o turista e o natalense em geral tenham um bom atendimento e uma boa infraestrutura durante o ano todo"

Parceiros

Participaram do projeto as secretarias de Educação (SME), Segurança e Defesa Social (Semdes) Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Administração (Semad), Esportes e Lazer (SEL), Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres (SEMUL), Serviços Urbanos (Semsur), Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Planejamento (Sempla), Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Ministério do Trabalho, Procon Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Potiguar (UNP).

O “Nossa Orla” ainda conta com várias empresas parceiras, com fornecimento de tendas, cursos e brindes durante todos o projeto, são elas: Claro, Supermercado Favorito, Nutrivida, Telepesquisa, Cruz Vermelha, Banco do Brasil, Lions Club, Royal Prestige, Cesar Treinamento Funcional e Fecomércio.