08/12/2017 15:57
  • Integrantes do Conselho Municipal do Fundeb são empossados
Adrovando Claro

Em solenidade no gabinete da Secretaria Municipal de Educação, a professora Justina Iva de Araújo Silva, representando o prefeito Carlos Eduardo Nunes Alves, deu posse na manhã desta sexta-feira (08), aos membros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) para o biênio 2017/2019.

Na oportunidade, a titular da SME, falou da importância e necessidade da existência e funcionamento do conselho como órgão fiscalizador da aplicação de recursos públicos. “É papel do conselho fiscalizar e aprovar ou não, toda prestação de contas da utilização dos recursos do Fundeb. É muito importante a representatividade dos mais variados segmentos da sociedade que estão diretamente ligados à rede pública de ensino”.

Tomaram posse os membros titulares e suplentes dos seguintes segmentos: Secretaria Municipal de Educação (SME), Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho Tutelar, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), representação dos pais de alunos da Rede Municipal de Ensino de Natal, Representantes dos estudantes da Educação Básica da Rede Municipal, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal (SINSENAT/RN) e Fórum dos Diretores das Escolas Municipais de Natal (FOGEM).

Representante dos pais dos alunos da Rede Municipal de Ensino, José Humberto da Silva, tem filho matriculado na Escola Municipal 4º Centenário, e morador do bairro de Mãe Luíza, ele destacou a importância da participação no conselho. “Eu sempre me disponho para participar de colegiados. Sou pai de aluno da Rede Municipal e tenho todo interesse em contribuir e colaborar com esse conselho”.

Durante a posse foi agendado a primeira reunião ordinária para o dia 24 de janeiro de 2018, data em que vai ser escolhido o presidente do conselho. A professora Filomena Néry Carvalho, chefe do Setor de Acompanhamento de Programas e Convênios da Educação Infantil foi escolhida para secretariar o conselho neste biênio.