08/12/2017 09:41
  • Servidores da Secretaria de Saúde participam de Oficina de Monitoramento e Avaliação do SUS

O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, realizou nesta quinta-feira (7), a primeira parte da I Oficina de Monitoramento e Avaliação do SUS. A ação, que também acontecerá na sexta-feira (8), tem como intuito capacitar os técnicos para incorporação de monitoramento e avaliação como prática cotidiana de gestão.

A oficina trabalhou com a construção de modelos lógicos de monitoramento, ou seja, planos de monitoramento. Estes planos irão avaliar o resultado das ações implantadas e o gestor poderá ter uma melhor base para futuras tomadas de decisão. Os participantes foram os servidores dos departamentos de planejamento, de nível municipal, estadual e do próprio Núcleo.

A ação foi promovida pelo Departamento de Monitoramentos e Avaliação do SUS (DEMAS) por meio do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (COSEMS-RN), Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A realização desta oficina dentro do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde faz parte da mudança do papel do ministério nos estados. Além das funções já praticadas de auditoria e convênio, o núcleo agora possui a Seção de Apoio Institucional e Articulação, cujo objetivo é estar ligada às secretarias municipais e estaduais de saúde, para assim fortalecer as ações e políticas de saúde no território estadual. A nova visão é de que os núcleos estaduais serão, além de articuladores, agentes participativos. No estado do Rio Grande do Norte a chefe do novo setor é Fabiana Maria Nascimento de Figueiredo, assistente social.

“O Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS tem duas funções primordiais: Monitoramento e Avaliação das Políticas prioritárias e dos instrumentos de gestão do SUS e a disseminação de informações estratégicas. No ano de 2017 nosso desafio é disseminar modelos, metodologias e práticas de monitoramento e avaliação do SUS para gestores municipais e estaduais” declarou Luiz Marques Campelo, Coordenador Geral Substituto do DEMAS. A perspectiva é realizar esta oficina em todos os estados da União até o final de 2019.

Em 2019, o SUS completará 30 anos de funcionamento, não possuindo ainda nenhuma política nacional de monitoramento e avaliação. Foi então que o DEMAS encampou a construção desta política. O grupo técnico se reuniu pela primeira vez em Brasília, no mês de novembro, e a previsão é que em março de 2018 já esteja disponível uma minuta na nova política, que será então posta para consulta pública.