01/12/2017 10:11
  • Preço de eletrodomésticos da linha branca podem apresentar variação de até 111,23%

Pesquisa de preço de eletrodomésticos da linha branca realizada pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), órgão da Prefeitura Municipal do Natal (Procon Natal), apontou diferença de até 111,23% no preço do mesmo produto de uma loja para outra.de preço. Outra constatação da pesquisa é os juros informados por algumas lojas está muito acima do anunciado, por isso é importante o consumidor pesquisar bastante antes de adquirir o produto.

O objetivo principal desta pesquisa é orientar os consumidores em suas compras neste período e também, para verificar possíveis diferenças de preços entre os estabelecimentos. Foram pesquisados entre os dias 16 e 22 de novembro, 16 estabelecimentos, duas redes de supermercados e quatro lojas especializadas de Natal, e incluiu 62 modelos diferentes de eletrodomésticos da linha branca, como refrigerador com uma e duas portas, micro-ondas, fogão e lavadoras, das principais marcas encontradas no mercado (Brastemp, Esmaltec, Electrolux, Consul e LG).
.
Uma das constatações desta pesquisa é que os preços dos produtos pesquisados não diferenciam muito na mesma rede de loja. O mesmo produto em lojas de outras redes foi constatado variação, sendo necessário ao consumidor pesquisar muito para poder decidir a compra. A análise da variação dos preços médios apontou que as algumas lojas anunciam taxas de juros de 2,69% e o instituto verificou que é taxa real cobrada é de mais de 7,00%. Em algumas lojas o preço à vista e a prazo anunciado é mesmo e dessa forma não foi possível verificar a taxa real praticada.
A maior diferença de preços encontrada foi uma variação de (111,23%), referente a um Refrigerador Esmaltec de 1 porta 245 L, produto encontrado em promoção na rede Atacadão dos eletros, por R$899,00 e o preço normal por R$ 1.889,00 na mesma rede. Outro produto que se destacou foi o Fogão 4 bocas Electrolux com timer digital e relógio com variação de (50,06%) em redes de hipermercados diferentes. Isso confirma a necessidade de pesquisar antes de comprar. A pesquisa completa está disponível no site do Procon Natal – www.natal.rn.gov.br/procon