Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

17/11/2017 10:20
  • Enconat abre espaço para a inclusão de pessoas com deficiência
Manoel Barbosa

Uma noite de emoção e irreverência no palco do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), durante os concertos do 23º Encontro de Corais da Cidade do Natal e do 15º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat).


Superando adversidades rotineiras o Coral Vivendo o Canto, formado por pessoas com deficiência, principalmente visual, emocionou o público pela sensibilidade da apresentação e da alegria de participarem de um evento.

Aos 83 anos a dona de casa Noêmia Andrade, estava na plateia atenta aos concertos, e relembrou o período em que também foi coralista. “Eu cantei em coral na juventude. Muito tempo depois, já casada, participei durante cinco anos do Coral da Igreja de Cristo. Eu gosto muito de cantar. Esse evento é maravilhoso. Fico emocionada”.

Presente ao evento, o professor Gueidson Pessoa, que leciona no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN-Central), e atua também em corais, destacou a importância do Enconat. “Ate onde me consta é o único evento que conheço que promove um grande encontro de coralistas. É um momento de socialização do que está acontecendo nacionalmente no canto coral”.

A professora da Rede Municipal de Ensino de Natal, Vanda Cláudia Barros faz questão de prestigiar todos os anos o Enconat, principalmente para acompanhar o desempenho do filho Pedro Henrique Barros, tenor do Grupo Vocal Acorde.

A pedagoga Vanda Barros destaca que o evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Natal, coordenado pela professora Rosângela Albuquerque, reúne uma diversidade musical de excelente qualidade. “Aqui se apresenta grupos de todos os formatos: religiosos, de associações, de professores, de aposentados e pessoas com deficiência. Isso é muito bonito!”.

Subiram ao palco na noite desta quinta-feira (16), o Coral Vivendo o Canto, Coral do Sebrae RN, Coral Rouxinol da ARPI, Coral Voz do Amor da LIGA, Coral Vozes do Potengi, Grupo Vocal Acorde, Coral Vale Vocalis, Coral NatalCard, Coral Vozes da Coteminas e Coral Vozes do Torreão.

 

Apresentação paralela do 23º Enconat movimenta o Partage Norte Shopping Natal

A magia da música contagiou crianças, jovens e adultos na tarde desta quinta-feira (16) no Partage Norte Shopping Natal, com a apresentação de quatro grupos corais e uma diversidade de repertório. A programação faz parte das apresentações paralelas do 23º Encontro de Corais da Cidade do Natal e do 15º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat).

A primeira apresentação foi realizada por dois grupos infantis, Coral Vozes de Pureza, do município de Pureza, e o Coral Ecac, da cidade de João Câmara, ambos regidos pelo maestro Kleber Praxedes. Os corais formados por crianças cantaram juntos as músicas “Primavera”, de Tim Maia, “Além do Arco-Íris”, de Nara Leão e a “Sinfonia do Gato”.

Para Jade de Lima, de nove anos, que integra há um ano o Coral Ecac, foi maravilhoso participar do Enconat. “Adorei me apresentar no shopping de Natal e ver que as pessoas gostaram e nos aplaudiram. Estou gostando demais de participar deste coral”, contou Jade.

O Coral Saúde Em Canto também se apresentou para o público da Zona Norte da capital. O grupo é formado por 25 colaboradores e servidores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Sob a regência de Edvaldo Ribeiro, os coralistas emocionaram e divertiram o público com o repertório “A Paz”, de Michael Jackson, “Clarear”, de Roupa Nova, “Maracangalha”, do compositor Dorival Caymmi e finalizaram com “Eu Só Quero Um Xodó”, de Luiz Gonzaga.

A funcionária da Secretaria Municipal de Educação de Natal, a coralista Kátia Suely Dantas é integrante do Coral Saúde Em Canto e Coral Municipal Sons da Terra. Segundo Kátia, que entrou para a música coral no ano de 2009, é sempre um prazer participar do Enconat. Sinto muita emoção ao participar desde evento, tão maravilhoso. A música coral é uma terapia, que ajuda a retirar o estresse. Com a música contagiamos o público com alegria e repertório qualificado”, disse.

Formado por funcionários aposentados do Banco do Brasil, o coral “Vozes do Sol” tem 33 membros e é regido também pelo maestro Edvaldo Ribeiro. O coral interagiu com a população que cantou junto os clássicos “Água de Beber”, dos compositores Tom Jobim e Vinícius de Moraes, “Sino de Belém”, do autor James Pierpont e “Aleluia”.

As apresentações ocorreram na praça de eventos do shopping, e à medida que os corais se apresentavam o público aumentava, atraindo pessoas de todas as idades. A diarista Ana Maria da Silva, que passeava no shopping, parou para assistir as apresentações. “Adorei todos os corais. Cantaram músicas belíssimas, que tocam a nossa alma. Estou saindo feliz e renovada”, comemorou Ana Maria da Silva.

A estudante Carolina Beatriz de Souza, de 25 anos, estava presente e destacou a importância de ouvir uma boa música. “Simplesmente, eu amei. Foi lindo, desde o coral infantil até o coral com as senhoras. Parabéns aos organizadores, de proporcionar esses momentos para a população. Músicas de excelente qualidade são sempre bem-vindas”.

Quem encerrou as apresentações no Partage Norte Shopping, foi o Coral Vozes do Torreão, do município de Ceará Mirim/RN. O grupo coral é formado por 32 vozes, e regido por Kleber Praxedes. Cantaram as canções “Suas Riquezas”, de Alexandre Lacerda, “Dia Branco”, de Geraldo Azevedo, “Meu Erro”, de Herbert Vianna e um Pout Porri Rock (de diversos autores).





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css