16/11/2017 11:14
  • Encontro intersetorial fortalece atenção às crianças com infecção congênita

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e Secretaria Municipal de Educação (SME) participam, no próximo dia 17 de novembro, de um encontro intersetorial na perspectiva do cuidado e do fortalecimento da atenção integral às crianças com infecção congênita associada às STORCH e ao vírus da zika, além das famílias desses pacientes.

O evento, que ocorrerá no auditório da Universidade Potiguar (UnP) da Floriano Peixoto, das 8h às 13h, já está com inscrições abertas e podem ser feitas nos Distritos Sanitários (para servidores da SMS) e nas respectivas secretarias.

O principal objetivo do encontro é promover um diálogo e discutir as intervenções pertinentes à execução das ações a serem desenvolvidas. “O compromisso é de promover políticas públicas que garantam a elevação da qualidade de vida e dignidade das crianças com infecção congênita associada a essas doenças, garantindo acesso aos programas sociais, à saúde e permanências na escola, por meio de ações articuladas”, destacou Isabel Lima, coordenadora de Saúde da Criança da SMS.

A sigla STORCH é formada por um grupo de doenças infecciosas que acometem o recém-nascido: S (sífilis congênita), TO (toxoplasmose congênita), R (rubéola congênita), C (citomegalovirose congênita) e H (herpes simples congênito).