16/11/2017 10:23
  • Técnicos do Ministério da Saúde visitam ouvidoria do SUS Natal
Divulgação SMS

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na tarde desta terça (14), a visita dos técnicos da Ouvidoria do Ministério da Saúde, Rafael Caliari, diretor substituto do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS e Lawrence Gonçalves, analista técnico MS de Políticas Sociais do Departamento de Ouvidoria do SUS, referência técnica do estado RN, para conhecerem os serviços da Ouvidoria do SUS Natal.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Saudade Azevedo os técnicos conheceram os serviços e tiveram uma boa impressão da Ouvidoria do SUS de Natal. “Eles constataram o crescimento da ouvidoria que evoluiu dentro de um ano e meio. Também trouxeram boas novidades, pois no próximo ano teremos investimentos, com kits para melhor equipar as ouvidorias e consequentemente fortalecê-las”.

O diretor substituto do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Rafael Caliari conta que eles vieram para a SMS para conhecer uma nova proposta de sala de ouvidoria e reforçar a importância de uma ouvidoria para a participação social e popular da comunidade. “A gente sabe que Natal é um exemplo no Rio Grande do Norte e no país de uma ouvidoria que funciona e que busca a efetivação desse trabalho da participação social, ligada à instrumentalização da gestão, para uma tomada de decisão”, comentou o diretor.

Segundo a ouvidora municipal de saúde de Natal, Lúcia de Fátima Azevedo os técnicos conheceram o novo espaço onde a ouvidoria vai funcionar em breve. “Mostramos que nesse espaço será garantida melhor acessibilidade aos usuários e também conforto para todos, uma vez que ampliaremos a quantidade de salas, garantindo privacidade e uma ambiência de acordo com a política de humanização”.

Lúcia de Fátima informou que os técnicos perceberam o desenvolvimento da Ouvidoria, que aumentou o volume das demandas e também tem ampliado os espaços de escuta com a implantação de ouvidorias nos serviços de saúde.