14/11/2017 16:20
  • Grupo SentiMental comemora seu quarto ano de funcionamento

Foi comemorado nesta segunda-feira (13) o aniversário do quarto ano do Grupo SentiMental, um grupo multidisciplinar que tem como objetivo principal oferecer apoio psicológico para os usuários da Unidade de Saúde da Família do Parque dos Coqueiros (USF).

O diretor da USF, Valdécio Bezerra, conta que quando ele assumiu a administração da unidade, em 2012, havia um consumo de 14 blocos de receituários azuis por mês. Estes receituários são os emitidos para a compra de remédios que podem causar dependência química, como os psicotrópicos, usados para tratar transtornos como os de depressão e ansiedade.

Devido a esse alto consumo de remédios psicotrópicos, o agente de saúde Francisco Alves teve a ideia de criar um grupo de apoio para os usuários da unidade. Foi assim que em 2013 foi fundado o grupo SentiMental, que conta com profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem educadores físicos e psicólogos. O objetivo de ter uma equipe multidisciplinar é oferecer uma assistência completa para a saúde dos participantes.

As reuniões quinzenais, realizadas nas quintas das 9 às 11h, são abertas a todos que queiram participar. A maioria dos seus frequentadores são usuários da unidade e moradores da região, que depois da primeira reunião passaram a frequentar o grupo habitualmente. Valdécio conta como a relação entre os profissionais e os usuários melhorou com a atuação do grupo. Se algum participante frequente começa a faltar, algum dos profissionais envolvidos já percebe a ausência e entra em contato, por exemplo.

“Tem sido uma experiência bem louvável, cada dia aprendemos mais com o grupo e ele com a gente. Quebramos a barreira entre o usuário e o profissional e tem sido ótimo. É muito gratificante para nós ver um usuário que confia em nós e comenta sempre que está esperando a próxima reunião”, conta o diretor da unidade. Pouco tempo após a sua fundação, o projeto participou da 4a Mostra do SUS, e ficou entre os 100 melhores projetos de saúde do país. Hoje, o consumo de receituários azuis passou de 14 para quatro por mês.