10/11/2017 16:24
  • Guardas municipais são treinados pelo Corpo de Fuzileiro Naval em Controle de Distúrbio Civil
Divulgação Semdes

Vinte agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN) concluíram na manhã desta sexta-feira (10), um treinamento de Controle de Distúrbio Civil (CDC) ministrado por militares do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. A capacitação contou com uma semana de instruções, sendo quase a totalidade do treinamento realizado em campo prático.

Os guardas municipais foram instruídos no manuseio e uso de armamento menos que letal, a exemplo de bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo, gás pimenta, projéteis de elastômero (bala de borracha), uso de lançadores, escudos e outros. Os agentes foram treinados nas formações básicas de choque, comando por gestos e aperfeiçoamento das técnicas e táticas do CDC.

O treinamento de conclusão da capacitação foi preparado com uma simulação de uma manifestação com progressão para um quebra-quebra generalizado. A turba foi composta por militares fuzileiros navais que fizeram o papel dos manifestantes, enquanto os guardas municipais montaram e operaram a intervenção de choque contra os manifestantes.

Na ocasião, foram utilizados contra a formação de guardas municipais cocos, paus e outros materiais no sentido de conter a progressão dos agentes. No momento foi utilizado diversas bombas de efeito moral, além dos gases lacrimogêneo e pimenta. “A simulação é uma forma de aproximação da realidade e com ela conseguimos avaliar o conhecimento repassado aos guardas”, explicou o 2º Sargento FN Ediene, instrutor da capacitação.

Os guardas municipais puderam empregar de forma prática os modos operacionais de dispersão, deslocamento em linha, formação de guarda baixa em assada e outras técnicas. “Com esse treinamento podemos dar mais segurança à atuação do guarda municipal que tem a responsabilidade de preserva o bem público do município”, comentou o comandante da GMN, Michel Dantas.

O subcomandante de Segurança da GMN, Alberfran Grilo, participou do treinamento e ressaltou a importância do conhecimento e aperfeiçoamento de CDC para a instituição. “Manter um efetivo treinado em CDC é saber que no momento que acontecer uma demanda estaremos com guardas aptos a conter atos de vandalismo e manter a segurança do cidadão”, comentou.

O treinamento se faz necessário devido à Prefeitura do Natal ter adquiriu para a utilização da GMN equipamentos apropriados para desenvolver os procedimentos legais para conter distúrbios, a exemplo de escudos, capacetes, caneleiras, joelheiras, coletes, cassetetes e armamento menos que letal com acionamento de munição de borracha.