30/10/2017 09:57
  • Parque da Cidade sedia VIII Congresso Internacional de Design da Informação
Assessoria de Imprensa do Parque da Cidade

A cidade de Natal está sediando até a próxima quarta-feira (1º) o VIII Congresso Internacional de Design da Informação (CIDI 2017), evento promovido pela Sociedade Brasileira de Design da Informação e organizado em 2017, por docentes e discentes vinculados aos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O evento acontece no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e estão sendo apresentados trabalhos científicos, relatos de projeto e desenvolvimento nos quais o design da informação se apresenta como ferramenta imprescindível para a efetividade da comunicação, da educação e da interação humana e social.

O evento conta, também, com workshops e palestrantes nacionais e internacionais, como o professor Francisco M. Providência, da Universidade de Aveiro – Portugal, que tem formação em Design de Comunicação (branding, territorial, identidade visual, informação social), design industrial (desenho de bens industriais transacionáveis, função simbólica dos artefactos e sustentabilidade material) e dispositivos de alta complexidade (museografia, dispositivos tecnológicos e museografia do próprio design).

A cerimônia de abertura aconteceu na tarde deste domingo (29), no auditório do Parque da Cidade, com a participação de profissionais, estudantes e professores de vários estados e países. De acordo com o coordenador do evento, professor Guilherme Santa Rosa, o Design da Informação está, ou deveria estar em tudo à nossa volta - pode oferecer contribuições para a sinalização de vias, hospitais, shoppings, museus, universidades e aeroportos bem como para a produção de materiais e recursos didáticos, sistemas de orientação, turismo e design de interfaces para ambientes digitais.

No momento estão sendo avaliados pelo Comitê Técnico-Científico constituído por professores doutores vinculados à diversas IES do Brasil e do exterior mais de 200 trabalhos científicos. “Com o Parque Tecnológico de Natal que está sendo criado pelo IMD e com a aprovação, na Câmara Municipal, da Lei que concede incentivos fiscais para empresas de TI e instituições científicos e tecnológicas que se instalarem nos parques de Natal, vislumbramos muitas oportunidades de parcerias entre profissionais das áreas de TI, Design e outras áreas. Em breve teremos um “boom” de Inovação Tecnológica que oferecerá contribuições contínuas para o desenvolvimento socioeconômico de nossa cidade”, analisa Santa Rosa.

Os visitantes do Parque da Cidade que não estiverem inscritos poderão ter acesso aos painéis com os trabalhos apresentados e estão expostos no hall de exposição. Outras informações a respeito do Congresso, palestrantes e trabalhos apresentados podem ser obtidas no site do evento: http://sbdi.org.br/cidi2017/.