20/10/2017 11:49
  • Programação Especial celebra Dia Internacional do Idoso em Natal
Divulgação

Proporcionar um dia de lazer e estimular a interação entre idosos, familiares e amigos. Com este objetivo, a Prefeitura do Natal realiza nesta quarta-feira (25), das 10h às 16h, no Clube Atlântico, na Avenida Alexandrino de Alencar, uma programação especial em alusão ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro.

Promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), o evento contará com a presença do Prefeito Municipal de Natal, Carlos Eduardo Alves, da titular da Secretaria, Ilzamar Pereira, além da participação de cerca de 1.200 idosos do Centro de Convivência Marly Sarney (Zona Oeste) e Ivone Alves (Zona Norte) e de grupos de idosos apoiados pelo Município.

Na programação, apresentações do Coral “Cantando a Vida”, do C.C. Marly Sarney, grupo de Dança do C.C. Ivone Alves, Pastoril, Boi de Reis, almoço e lanche.

“Trabalhar na defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa é um compromisso da gestão municipal. Nossa busca é qualificar a política de proteção ao idoso determinada por lei. Cada meta alcançada é um desafio para que os nossos serviços avancem na luta pelos direitos da pessoa idosa, disseminando conceitos como respeito, convivência familiar e social”, ressalta a titular da Semtas, Ilzamar Pereira.

Data

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

Desde 2003, o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741) regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O documento define que são obrigações da família e do Estado garantir aos idosos o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.