11/10/2017 12:11
  • Dia da Criança terá programação especial no Palácio dos Esportes
Divulgação

Um dia inteirinho dedicado ao acolhimento e lazer das crianças. Com esse objetivo, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas) promove uma programação especial para comemorar o Dia das Crianças, nesta quarta-feira, (12), das 8h às 16h, no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão.

Além das crianças que se encontram nas Unidades de Acolhimento Institucional da Prefeitura do Natal, o evento também será destinado àquelas que se encontram em situação de rua, abordadas pela equipe do Serviço especializado em Abordagem Social (SEAS).

A programação contará com oficinas de pintura facial e de dança, apresentação de fantoches, cama elástica, piscina de bolinhas, carrinhos de algodão-doce e pipoca, brincadeiras, distribuição de brinquedos, além de almoço e lanche.

“O objetivo desta ação é ofertar um dia de atividades lúdicas para as crianças que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social resgatando o sentido da infãncia”, explica a Diretora do Departamento de proteção Social Especial (DPSE), Ângela Maria Lopes.

Mesmo sendo considerado um momento de festividade, o papel fundamental da Semtas, cujas as ações são pautadas na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), não será esquecido. Cerca de 90 profissionais estarão envolvidos na celebração, para garantir os direitos das crianças e adolescentes. O serviço de Busca Ativa vai atuar nas ruas da capital natalense com equipes multidisciplinares.

“Crianças e adolescentes são prioridades absolutas sendo dever da família, do Estado e da sociedade assegurar todos os direitos básicos, além de colocá-los a salvo de todas formas de negligências, descriminação, exploração e violência. Por isso que o compromisso assumido pela gestão municipal é tão importante, pois cumpre com seu papel de defesa e garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, ressalta a secretária da Semtas, Ilzamar Pereira.