22/09/2017 16:20
  • Barracos construídos indevidamente na Praia da Redinha são removidos

Na manha desta sexta-feira, 22, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com o apoio da Guarda Municipal, deram inicio a remoção de barracos que foram construídos indevidamente na praia da Redinha, Zona Norte de Natal. A ação atende a uma determinação da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (PGR-RN) que pede remoção das ocupações irregulares nas áreas públicas da praia.

Ao todo foram removidos quatro dos sete barracos existentes, e que estavam vazios ou em processo de demolição, em face da erosão costeira. O restante aguarda um posicionamento da SPU para saída definitiva do local. A praia da Redinha vem sendo alvo de um Inquérito Civil aberto desde 2015, no âmbito da PGR-RN, que requereu à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e da Prefeitura do Natal providencia relativas às invasões e ocupações irregulares de áreas públicas da União daquela praia.

Segundo o Supervisor de Fiscalização Ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi, que coordenou a ação, não houve situações de conflito. Todo o trabalho foi acompanhado pelos barraqueiros, pescadores e frequentadores da praia. "Todos os barraqueiros estavam cientes de que teriam de sair do local. O fato da erosão costeira estar atuando no local também atenuou a situação", relatou.

O serviço foi feito por uma retroescavadeira e três caminhões caçamba da Urbana. O material recolhido foi levado para a estação de resíduos inertes da Prefeitura, localizado no bairro de Guarapes, na zona leste da capital, administrado pela Urbana.