21/09/2017 14:35
  • Guardas municipais apreendem veículos utilizados em irregularidade ambiental na ZPA 01
Divulgação Semdes

Patrulhamento do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) flagrou no final da tarde dessa quarta-feira (20), uma irregularidade ambiental na área da Zona de Proteção Ambiental 01. A situação envolveu uma retirada de vegetação e areia realizada por dois homens utilizando uma retroescavadeira e um caminhão que foram apreendidos pela GMN. O local onde os guardas municipais abordaram os suspeitos foi na Rua Clóvis Gentile, no conjunto San Vale, zona Sul da capital.

De acordo com os guardas municipais responsáveis pelo flagrante, a viatura da GMN realizava patrulhamento no conjunto San Vale quando percebeu uma movimentação na Rua Professor Francisco Luciano de Oliveira com a deposição de material deslocado de dentro da ZPA 01. Na ocasião, os agentes buscaram identificar o local exato da irregularidade ambiental e encontraram dois homens utilizando máquinas para abrir um arruamento.

A coordenadora do Gaam/GMN, Francineide Maria, explicou que os guardas municipais impediram a continuação do crime ambiental e solicitaram dos responsáveis os documentos legais autorizando aquele tipo de procedimento dentro da ZPA 01. “Os dois suspeitos não apresentaram nenhuma documentação de autorização. Falaram que estavam trabalhando por ordem do que eles chamaram de dono do terreno”, disse.

Uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foi acionada pelos guardas municipais para registrar o ato e iniciar os procedimentos legais de avaliação do delito. Os suspeitos foram ouvidos e um termo de comparecimento em audiência foi registrado na Semurb no sentido de dar andamento ao processo administrativo.