18/09/2017 18:20
  • Vencedores do III Concurso Literário e Artístico recebem premiação
Marco Polo

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, entregou na tarde desta segunda-feira (18) o prêmio aos ganhadores do III Concurso Literário “Nísia Floresta” e Artístico “Maria do Santíssimo”, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). A premiação aconteceu no auditório do SESC na Cidade Alta.

O Concurso é realizado entre estudantes de 06 a 17 anos de idade das escolas públicas municipais de Natal e tem como tema “Viver sem Violência”. Os que estudam do 1º ao 5º ano concorrem na categoria Desenho/Pintura e os alunos do 6º ao 9º ano, na categoria Poesia.
A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Cultura/Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

A secretária da Semul, Andrea Ramalho, falou sobre a importância do estímulo à educação na vida das crianças. "Precisamos cada vez mais educar as crianças para que todos tenhamos um futuro de paz, longe de mazelas sociais. E é com concursos como esse é que vamos incentivando as crianças e adolescentes a buscarem cada vez mais o caminho para um mundo melhor."

Carlos Eduardo ressaltou a importância da leitura e citou o exemplo de Nísia Floresta. "A leitura é capaz de mudar a vida de qualquer pessoa, da criança ao idoso. Temos o exemplo de Nísia Floresta, que, no sécelo XVIII, usou da leitura para embasar os seus pensamentos, tornando-se uma grande escritora e defensora das minorias, principalmente dos direitos das mulheres."
Para Ildete Mendes, presidente do CMDM, o prêmio, “além de estimular a produção literária, o desenho e a pintura entre os estudantes das escolas públicas, despertar para a cultura de viver sem violência”.
Na categoria Poesia o vencedor foi Lucas Leônidas Maia, de 13 anos, aluno do 7º ano da Escola Municipal Maria Terezinha Paulino. E o primeiro lugar na mesma categoria, foi Geovana Sthefany Mesquita, de 12 anos, aluna do 7º ano da Escola M. Antônio Severiano.
Na categoria desenho, quem ficou no segundo lugar foi Maria Fernanda Melo, de 8 anos, aluna do 3º ano da Escola M. Arnaldo Monteiro e, em 1º lugar, Rebeca Barbosa de Souza, de 10 anos, aluna d 5º ano da Escola M. Ascendino de Almeida.
Os vencedores receberam como prêmio um tablet de 9,5 polegadas e um tablet de 7,5 polegadas respectivamente e terão seus trabalhos publicados na página da Prefeitura do Município do Natal, nos blogs do CMDM e da Funcarte.
A comissão para avaliação das poesias é composta por três membros da área literária indicados pela Funcarte; e a comissão para avaliação dos desenhos/pinturas é formada por um membro da área artística indicado pela Funcarte e três conselheiras do CMDM.

.