14/09/2017 15:12
  • Guarda Municipal retoma Ronda de Proteção Escolar com novas viaturas de patrulhamento
Manoel Barbosa

As escolas municipais da capital voltam a ganhar um aparato maior na área de segurança com a retomada da Ronda de Proteção Escolar (Rope) realizada pela Guarda Municipal do Natal (GMN). O patrulhamento preventivo desenvolvido pela GMN foi reativado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), nessa quarta-feira (13), com o reforço de quatro novas viaturas modelo Renault Duster. A ação vem sendo aplaudida pela comunidade escolar municipal.

O trabalho de segurança pública, realizado com o pagamento de diárias operacionais a guardas municipais que se encontram de folga do serviço regular, atende 146 escolas e centros de educação infantil mantidos pela Prefeitura e distribuídos nas quatro zonas administrativas de Natal. A ação consiste em dificultar e inibir que alunos, professores, servidores e familiares dos estudantes venham a ser vítimas de roubos na entrada ou saída das escolas, como também combater o tráfico e o consumo de entorpecentes em áreas situadas nas adjacências das unidades escolares.

O comandante da GMN, Michel Dantas, informou que a comunidade escolar recebeu com alegria a reativação do patrulhamento do Rope. “Servidores da educação e estudantes vieram tirar fotos com os guardas municipais demonstrando a satisfação de ver o serviço retomado. O Rope da Guarda Municipal tem uma aprovação imensa da comunidade escolar como um todo. É um serviço que garante que as atividades pedagógicas municipais funcionem com segurança 24h”, comentou.

Um ponto importante lembrado pelo secretário da Semdes, João Paulo Mendes, é que o patrulhamento do Rope beneficia não somente a comunidade escolar, mas também as pessoas que residem próximo às escolas, além das áreas públicas circunvizinhas a essas unidades, a exemplo de praças, paradas de ônibus e quadras de esportes. “A prefeitura entende que a segurança na escola e no seu entorno é importante para o funcionamento das atividades educacionais e o Rope vem mostrando um trabalho sério, integrado e elogiado”, disse.

O Rope cumpre sua missão atuando em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.

O Rope foi criado em novembro de 2014 por meio de um convênio entre as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e de Educação (SME). O convênio define as responsabilidades legais de atuação de cada órgão e garante recursos para o funcionamento do serviço de segurança preventiva.