23/08/2017 14:54
  • Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua terá programação especial

esta sexta-feira (25), em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no último dia 19, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), promove diversas ações e serviços voltados para as pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, das 09hs às 14hs, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Rua Ernani da Silveira, nº 988 – Barro Vermelho.

A ação contará com serviços emissão de carteira de trabalho, unidade móvel do Cadastro Único, atividade nutricional, corte de cabelo, oficinas e atividades culturais.

“Além de contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua, a Semtas busca promover ações para a reinserção social e o fortalecimento dos vínculos familiares e a convivência comunitária. O trabalho voltado para a população em situação de rua é um trabalho complexo e desafiador que exige do poder público um grande empenho para que possamos ofertar serviços de qualidade. Apesar da crise que o país enfrenta, o Prefeito Carlos Eduardo não tem medido esforços para investir em política de assistência social”, ressalta a secretária da Semtas, Ilzamar Pereira.

No Centro POP os usuários contam com: acolhimento, atendimento psicossocial, atendimento jurídico, acompanhamento, orientações e emissão de encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas na perspectiva de fortalecer a intersetorialidade com atividades em grupos, realização de oficinas socioeducativas, lavanderia, banho, almoço, palestras, cursos de qualificação profissional, ações articuladas com outras políticas públicas (saúde, trabalho) visando sempre a retirada desse usuário das ruas e a sua reinserção social.

O acesso ao Centro POP se dá por meio de demanda espontânea e dos encaminhamentos do Serviço Especializado em Abordagem Social, de outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais e dos órgãos de Defesa de Direitos. Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro POP, em média, são feitos 135 atendimentos por dia.

No atendimento às pessoas em situação de rua, a Prefeitura Municipal de Natal conta ainda com Unidade de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua, o Albergue Municipal, que funciona desde dezembro de 2013, na Rua Princesa Isabel, no bairro de Cidade Alta, em Natal, atendendo pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, maiores de 18 e com idade inferior a 60 anos.

A estimativa de atendimento é de 1.600 pessoas por ano, uma média de 58 por dia. Composto por uma equipe de 32 profissionais, como Assistentes Sociais, Psicólogos, Cuidador e pedagogos, o Albergue funciona das 16h às 06h do dia seguinte, onde são servidas duas refeições: jantar e café da manhã.

Dia Nacional
Em 19 de agosto de 2004, sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas com golpes na cabeça enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo. Conhecido como “massacre da Sé”, o caso teve repercussão internacional e a data ficou marcada como o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua” com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a atenção digna que deve ser garantida a essa população. Os ataques também deixaram oito pessoas feridas.