18/08/2017 12:18
  • Prefeito Carlos Eduardo recebe Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife
Alex Régis

Na manhã desta sexta-feira, 18, o prefeito Carlos Eduardo recebeu, no Palácio Felipe Camarão, o Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, John Barrett. A visita de cortesia do diplomata teve o objetivo de estreitar os laços históricos que unem os Estados Unidos a Natal. “Admiro muito a força dos Estados Unidos. É um país que funciona para a maioria”, assinalou Carlos Eduardo.

Na ocasião, o prefeito historiou o encontro entre os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt, ocorrido a 29 de janeiro de 1943, em um navio no Rio Potengi, na época da Segunda Guerra Mundial. O encontrou ficou conhecido como a Conferência do Potengi. Ele disse ao cônsul que 12 mil soldados estadunidenses vieram para Natal no período. A cidade tinha pouco mais de 60 mil habitantes: “A indústria de base no Brasil começou a ser articulada em Natal no encontro entre os presidentes, que resultou na criação da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda. Getúlio e Franklin Roosevelt ainda visitaram a Rampa.”

Carlos Eduardo também citou o programa cooperativo Aliança Para o Progresso, entre os dois países, levada a efeito no governo de Aluízio Alves, e a inauguração do Instituto Presidente Kennedy, com a presença do senador Robert Kennedy, irmão do então presidente John Kennedy.

Por sua vez, o cônsul John Barrett disse que o objetivo da visita a Natal e ao Rio Grande do Norte era para saber mais informações sobre o Museu da Segunda Guerra, que está sendo construído na antiga Rampa, energias renováveis (eólica e voltaica) e de um workshop para discutir uma política conjunta antifraude voltada para o combate à falsificação de documentos, como passaportes. Ele disse que vai relatar ao Departamento de Estado, em Washington D.C., o saldo da visita. “Washington D.C. pediu para eu agradecer a acolhida que o vice-presidente Joe Biden teve durante a Copa do Mundo, em Natal. A segurança também foi ótima. Estamos agradecidos”, reconheceu Barrett.

O diplomata elogiou, ainda, o potencial de energias renováveis do Estado, principalmente o parque eólico: “Fiquei impressionado. É um modelo para o mundo”. Outro compromisso do cônsul na capital foi uma visita à Universidade Potiguar (UnP) para tratar do programa Education USA.

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e o Museu de Cultura Popular foram duas sugestões do prefeito ao Cônsul para uma próxima visita do diplomata a Natal. “Estou super feliz de estar em Natal, no Nordeste. Quero visitar o Parque da Cidade, o Museu de Cultura e tomar banho de mar em Ponta Negra”, disse John Barrett.

Biografia
John Barrett nasceu na cidade de Carmel, na Califórnia. É um diplomata de carreira do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Ele assumiu a função de Cônsul Geral no Recife em julho de 2017. Durante o período de 2015 a 2017, John trabalhou em Washington D.C. servindo como oficial sênior responsável pelo suporte à relação bilateral EUA-Filipinas. Ele tem experiência prévia no Brasil, tendo servido na Embaixada dos EUA, em Brasília, entre os anos de 2008 e 2011. Essa foi a segunda visita de John Barrett a Natal.