17/08/2017 15:10
  • Rede Municipal de Ensino lança o Núcleo de Alfabetização com Todas as Letras
Adrovando Claro

Professores alfabetizadores, coordenadores e gestores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Natal participaram na noite desta quarta-feira (16), do I Seminário do Núcleo de Alfabetização Com Todas as Letras (NAC) com a intenção de ampliar os conhecimentos sobre a alfabetização, prática pedagógica essencial à vida dos alunos. O evento aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Para discutir as questões pertinentes à alfabetização o seminário contou com a participação das professoras doutoras Maria Estela Costa Holanda Campelo (UFRN), e Edneide da Conceição Bezerra (IFRN), que foram as palestrantes do evento.

O I Seminário do NAC teve início com a leitura de um livro literário realizada pelo aluno Gustavo Felipe da Costa Rocha, de sete anos, do 1º ano da Escola Municipal São Francisco de Assis, aluno da professora Regina Célia Moura Monte. O menino Gustavo Rocha é um exemplo de que a criança, ainda no primeiro ano, é capaz de aprender a ler.

A abertura oficial foi feita pela titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva. “Após um dia inteiro de trabalho, recebê-los nesta noite é uma demonstração de compromisso que têm os professores da Rede Municipal de Natal com o exercício da sua profissão e a dedicação com os nossos alunos”. A secretária falou ainda sobre a sua experiência de vida como professora alfabetizadora e afirmou que “os professores quando alfabetizam um aluno, realizam uma das tarefas mais importantes: dão novos olhos a cada um desses estudantes”.

A professora Maria Estela Campelo conversou sobre a parceria da UFRN com a SME – “Conjugando Esforços e Saberes pela Garantia do Direito à Alfabetização”. Abordou também a função social da UFRN na sua relação com o sistema de educação, sobre alguns projetos de pesquisa em destaque e a relação de parceria por meio das formações de professores da Rede Municipal de Educação de Natal.

A professora Edneide da Conceição Bezerra, proferiu a palestra “Aprender a Alfabetizar: Como nos tornamos Professores Alfabetizadores”. Ela contou sua trajetória para se tornar uma professora alfabetizadora, desde o curso de magistério até a nova concepção de ensino e afirmou que foi muito importante o papel da coordenação pedagógica na mediação dos novos saberes. Edneide Bezerra atuou na Rede Municipal de Ensino de Natal durante 23 anos, lecionando no Centro Municipal de Educação Infantil Kátia Garcia e na Escola Municipal Professora Emília Ramos.

Ainda durante as reflexões da professora Edneide Bezerra, ela afirmou que “nesse olhar sobre o meu processo formativo percebo o papel mediador da coordenação pedagógica na construção de uma prática de alfabetizar. Sem esse apoio, teria sido difícil romper, reconstruir as concepções e metodologias que eram consideradas as mais corretas no processo de ensinar e aprender e me tornar a professora que sou hoje”. A professora comentou que lia muito com os alunos, que contava histórias todos os dias e fazia a reescrita de textos. “O processo de alfabetizar e letrar tem que ser diário”, concluiu Edneide.

De acordo com a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) e integrante do grupo de formadoras do NAC, Régia Maria Silvestre, o seminário é uma das ações do Núcleo de Alfabetização Com Todas as Letras, integrado às ações do Departamento de Ensino Fundamental da SME. Um dos objetivos do NAC é potencializar, por meio de atividades formativas norteadas pelas necessidades de formação docente, melhoria na alfabetização – letramento de alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal.

Coordenadora da mesa, a professora Régia Silvestre destacou a Formação Continuada em Serviço para Professores Alfabetizadores do Ciclo de Alfabetização. “Divulgamos as datas da formação e o professor deve comparecer no horário e dia de seu planejamento. A certificação será de 24 horas, com o seminário de encerramento no mês de dezembro”, disse.

Para a docente Maria Ângela Gomes de Araújo, da Escola Municipal Chico Santeiro, é de extrema importância a participação dos professores nos momentos de formações. “Estamos nos atualizando para colocarmos em prática todos os ensinamentos adquiridos neste seminário e desenvolvermos com os nossos alunos. Temos a responsabilidade de alfabetizar e cada criança o direito à aprendizagem”, destacou a professora.

O seminário contou ainda com a presença da secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Judineide Domingos Campos de Souza, da diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Ednice Peixoto dos Santos, de representantes do Instituto Ayrton Senna, chefias e assessores pedagógicos da SME.