09/08/2017 11:38
  • Felipe Camarão receberá o Semul Itinerante nesta sexta-feira

O lançamento do projeto “Semul Itinerante: Agentes da Paz” será nesta sexta-feira (110, no bairro de Felipe Camarão, zona oeste de Natal. A programação será das 08h30 às 13h, no Lar Fabiano de Cristo, 337. O bairro, localizado na zona leste de Natal, é a segunda comunidade da capital contemplada pela ação, que começou em Nossa Senhora da Apresentação, zona norte, em abril deste ano.

A programação envolve várias ações, entre elas, oficinas de pintura para crianças, distribuição de pipoca e algodão doce, oficinas de reciclagem, oficina de embelezamento, massagem relaxante, avaliação física e nutricional, entre outras. Haverá ainda encaminhamento para confecção de carteiras de trabalho, Unidade Móvel do Cadastro Único, além de informes dos serviços ofertados pelos CRAS - equipamentos da Semtas.

A ação de abertura do projeto é resultado de uma parceria entre a Semul, Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (Semtas) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).

O objetivo do projeto é envolver os moradores dos bairros com registro de maior incidência de casos de violência doméstica nas quatro regiões de Natal, para formar multiplicadores no enfrentamento à violência contra a mulher. Até o final do ano serão contempladas as comunidades Passo da Pátria na zona leste e Vila de Ponta Negra na zona sul.

Em Felipe Camarão serão realizados quatro encontros nas quartas-feiras seguintes, onde a equipe de assistentes sociais e psicólogos da Semul conversam com moradores e disseminam informações importantes sobre como identificar os tipos de violência contra a mulher – psicológica, material, física e sexual; como ajudar a alguém que vive situações como estas; que suporte a mulher em situação de violência pode contar junto com seus dependentes, entre outras. Também haverá participação da OAB, que está responsável pelo módulo Direito de Família.

Agosto Lilás
A realização do projeto “Semul Itinerante: Agentes da Paz” em Felipe Camarão está entre os eventos programados pela Semul para marcar o “Agosto Lilás” na capital potiguar. A campanha acontece em âmbito nacional e tem como propósito difundir informações sobre a não violência contra a mulher. O “Agosto Lilás” também reforça os direitos da mulher e faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, um marco para o enfrentamento à violência contra a mulher, que em agosto completa 11 anos.