04/08/2017 12:01
  • Projeto “Semul Itinerante: Agentes da Paz” será lançado sexta-feira em Felipe Camarão

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) realiza no próximo dia 11, o lançamento do projeto “Semul Itinerante: Agentes da Paz” no bairro de Felipe Camarão, zona oeste de Natal. Felipe Camarão é a segunda comunidade da capital contemplada pela ação, que começou em Nossa Senhora da Apresentação, zona norte, em abril deste ano. A solenidade de abertura em Felipe Camarão acontece das 08h30 às 13h no Lar Fabiano de Cristo.

A ação de abertura do projeto é resultado de uma parceria entre a Semul, Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (Semtas) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).

A realização do projeto “Semul Itinerante: Agentes da Paz” em Felipe Camarão está entre os eventos programados pela Semul para marcar o “Agosto Lilás” na capital potiguar. A campanha acontece em âmbito nacional e tem como propósito difundir informações sobre a não violência contra a mulher. O “Agosto Lilás” também reforça os direitos da mulher e faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, um marco para o enfrentamento à violência contra a mulher, que em agosto completa 11 anos.

A programação de abertura do “Semul Itinerante” em Felipe Camarão envolve várias ações, entre elas, oficinas de pintura para crianças, distribuição de pipoca e algodão doce, oficinas de reciclagem, oficina de embelezamento, massagem relaxante, avaliação física e nutricional, entre outras. Haverá ainda encaminhamento para confecção de carteiras de trabalho, Unidade Móvel do Cadastro Único, além de informes dos serviços ofertados pelos CRAS - equipamentos da Semtas.

O objetivo do projeto é envolver os moradores dos bairros com registro de maior incidência de casos de violência doméstica nas quatro regiões de Natal, para formar multiplicadores no enfrentamento à violência contra a mulher. Até o final do ano serão contempladas as comunidades Passo da Pátria na zona leste e Vila de Ponta Negra na zona sul.

São realizados quatro encontros nas quartas-feiras seguintes, onde a equipe de assistentes sociais e psicólogos da Semul conversam com moradores e disseminam informações importantes sobre como identificar os tipos de violência contra a mulher – psicológica, material, física e sexual; como ajudar a alguém que vive situações como estas; que suporte a mulher em situação de violência pode contar junto com seus dependentes, entre outras. Também haverá participação da OAB, que está responsável pelo módulo Direito de Família.

Lançamento do projeto “Semul Itinerante: agentes da paz” em Felipe Camarão
Data: 11/08/2017