31/07/2017 12:35
  • Semana do motociclista é fechada com curso de pilotagem consciente
Divulgação STTU

A semana dedicada as ações voltadas para os motociclistas em Natal foi encerrada no último sábado (dia 29), no Ginásio Nélio Dias, com a realização do Curso de Pilotagem Consciente. Durante o curso, forma abordados temas como direção defensiva, equipamentos de segurança, noções de mecânica e pilotagem preventiva.

O objetivo da capacitação de acordo com o inspetor Carlos Eugênio da STTU “foi o de conscientizar motociclistas sobre as formas de evitar acidentes e – quando eles ocorrerem – diminuir a gravidade”.

Ainda de acordo com o inspetor, no ano passado, cerca 8.900 foram vítimas acidentes envolvendo motos. Desses acidentes, 70% dos motociclistas usavam o capacete de forma errada ou não usavam e 80% haviam ingerido bebida alcoólica. Daí a importância de um treinamento como esse que tem a finalidade de esclarecer sobre a forma adequada na condução veículo e o uso dos equipamentos de proteção.

A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura do Natal, Governo do Estado RN e os órgãos: STTU, DETRAN, CPRE, PRF, Projeto Vida no Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), SAMU Natal, Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a ONG Trânsito Consciente.