27/07/2017 12:01
  • Projeto Caminhando na Lagoa quer promover qualidade de vida e educação ambiental em Natal
Divulgação

O projeto Caminhando na Lagoa foi apresentado nesta quarta-feira (26) pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban), em reunião realizada em sua sede. O projeto da Prefeitura do Natal, coordenador pela Arsban em parceria com Associação Cultural Brinquedoteca Itinerante e Popular e apoio de outras secretarias municipais, tem o objetivo de promover a prática de atividades físicas, a utilização de espaços urbanos e a educação ambiental. A ideia é ocupar o espaço subutilizado ao redor da lagoa de captação de água do conjunto Parque das Dunas I, localizado entre a Av. Norte e Av. Estrelas dos Mares.

O público-alvo do projeto são os moradores do conjunto Parque das Dunas, sítio Pajuçara e adjacências, que já praticam atividades físicas no local, mas sem nenhuma orientação técnica e em espaços inadequados, dividindo muitas vezes ruas e avenidas com o trânsito. O caminhando na Lagoa visa entre outras coisas, combater doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo e estresse entram como um dos focos do projeto. Outro ponto citado na apresentação é estimular a sensibilidade e a conscientização da população para o cuidado com os espaços urbanos. Não jogar lixo na rua, praticar a coleta seletiva e direcionar os resíduos aos locais indicados são algumas ações a serem reforçadas pelo projeto.

A Arsban entra com o trabalho de educação ambiental, orientando educadores, líderes comunitários, agentes do serviço público e qualquer pessoa que pretenda ser uma multiplicadora do conhecimento, para que promovam ações de conscientização dos cidadãos pela melhoria da qualidade de vida em Natal.

Para idealização, o projeto apresentou algumas metas como limpeza do espaço, a pavimentação do entorno da lagoa, o reforço e reposição da iluminação, sinalização adequada, o trabalho de implantação de uma academia social para a terceira idade e a parceria com universidades, disponibilizando estudantes da área de saúde que possam colocar em prática seus aprendizados na comunidade.

Além da Arsban, estavam presentes também na reunião a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Distrito Sanitário Norte II. Foram convidadas a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov).