17/07/2017 10:59
  • Projeto “Artes: Novo Horizonte” mobiliza estudantes da Escola Municipal Professora Angélica Moura
Joselita Sally
Uma manhã de música e alegria na Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura. No sábado (15), foi lançado oficialmente o projeto “Artes: Novo Horizonte”, que tem como proposta principal apresentar o universo das artes (música, teatro, dança e pintura) para os alunos moradores da comunidade Novo Horizonte. O projeto vai funcionar aos sábados na unidade de ensino.

A iniciativa acontece como um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio da Escola de Música (EMUFRN) e do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), além da participação da 1ª Companhia de Polícia Militar, comandada pelo Capitão PM Eann Styvenson Valentim Mendes, que pertence ao 9º Batalhão de Polícia Militar do RN.

Durante o lançamento do projeto, a titular da Secretaria Municipal de Educação de Natal, professora Justina Iva de Araújo Silva, agradeceu a parceria da UFRN e da Policia Militar do RN, e destacou o trabalho realizado na Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura, em prol da educação e do futuro das crianças e adolescentes matriculados na unidade de ensino.

Presente na abertura oficial do projeto, a diretora do NAC-UFRN, Teodora Alves falou da oportunidade que os universitários terão de compartilhar conhecimento com os alunos e a comunidade. “É um projeto de extensão importante para a UFRN. Estamos felizes de fazer parte deste momento”. Participou também da solenidade, o diretor da ESMUFRN, o professor Jean Joubert.

O capitão Styvenson Valentim disse acreditar na existência de boas parcerias, e ressaltou que o projeto pode propiciar acesso à cultura aos moradores da comunidade, minimizando a vulnerabilidade social existente em algumas comunidades existentes na capital. “Esse tipo de atitude e iniciativa fortalece a dignidade e influencia diretamente na segurança pública”.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora da UFRN, Raquel Carmona, os alunos da Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura irão ser iniciados no universo das artes. “Eles vão iniciar com a musicalização, flauta doce e atividades de teatro e dança. Os alunos da UFRN serão monitores. É um projeto de extensão da UFRN que já é gratificante para todos os envolvidos”.   O projeto vai oferecer 150 vagas para cursos de música, teatro, dança, artes visuais, maquiador cênico e artesão de pintura em tecido, para um público que inclui crianças, jovens e adultos.

Emocionada durante a apresentação do Grupo Café com Choro da UFRN e da cantora Camila Masiso, a dona de casa Taize Cristina da Rocha, mãe da estudante Alana Kelly Rocha Melo, de oito anos, contou que sonhava em ser atriz, porém, não houve nenhuma oportunidade quando era criança. “Agora eu vejo que minha filha, que também sonha em ser atriz, pode realizar o sonho dela e o meu também. Estou muito feliz pela oportunidade que surge aqui nesta escola e na nossa comunidade. Estarei sempre pronta para ajudar”.

Diretor administrativo da Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura, o professor Júlio César Nóbrega de Souza, falou sobre a chegada do projeto. “Estamos muito felizes com esta oportunidade. Nossa escola está de portas abertas. Agradecemos muito e desejamos sempre um futuro melhor para nossos alunos”.

A Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura está localizada na Rua Prefeito Gentil Ferreira, S/N Quintas. A unidade de ensino atende 210 crianças e adolescentes nos níveis III e IV da Educação Infantil.