13/07/2017 10:40
  • Problemas desafios da cidade serão discutido em evento de tecnologia e inovação

A Prefeitura do Natal promoveu, na quarta-feira (12), reunião com representantes das secretarias municipais com objetivo de definir alguns problemas da cidade que possam encontrar solução na inovação tecnológica. Tratadas como "Desafios da Cidade", as questões apresentadas pelas secretarias serão discutidas no IEEE Summer School on Smart Cities (S3C-2017), evento que acontece em Natal  de 06 a 11 de agosto próximo, promovido pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  A reunião foi coordenada pela secretária Municipal de Planejamento, Glenda Dantas.

O IEEE S3C-2017 é um evento internacional na área de tecnologia da informação e inovação e acontecerá dentro do próprio IMD. É uma oportunidade para integrar diversas entidades da academia, indústria e governo, para a construção de soluções que gerem bem-estar na vida da cidade. O evento acontece pela primeira vez no Brasil e reunirá pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da indústria e de órgãos públicos.

A Prefeitura dp Natal mantém com o IMD um Termo de Cooperação Técnica e integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e a Rede de Human Smart Cities, esta coordenada pelo Professor-doutor Álvaro de Oliveira que também participou da reunião.

A secretária Glenda Dantas explicou que cada secretaria apresentará, até o próximo dia 21, o seu problema-desafio, descrevendo o modo operacional do momento e o que almeja como solução. Todos os problemas apontados serão objetos de estudo do IMD, mas apenas quatro destes  "Desafios da Cidade" deverão ser analisados pelas equipes formadas no IEEE S3C-2017, que deverão construir "soluções que contribuam para a tomada de decisão do gestor público e melhoria da qualidade do serviço do cidadão e da cidade".

O professor Álvaro de Oliveira elogiou o fato de Natal está na vanguarda por buscar na inovação tecnológica amparo às soluções que os desafios da cidade exigem. '"É uma grande honra para Natal trazer este evento", disse ele. A secretária municipal de Educação, Justina Iva,também participou da reunião enalteceu as parcerias que estão sendo construídas, salientando que " mesmo em meio a crise, estamos encontrando  soluções fantásticas para o município de Natal que vão beneficiar a população".