22/06/2017 11:40
  • Gestores da Rede Municipal de Ensino assistiram palestra sobre Educação Familiar
Adrovando Claro

Mais um encontro de gestores aconteceu na tarde desta terça-feira (21) e reuniu os diretores pedagógicos e administrativos e financeiros das 146 unidades de ensino da Rede Municipal de Natal. O encontro ocorreu no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e debateu os temas da Educação Familiar, Práticas Pedagógicas e Formação Docente e o Prêmio de Gestão Escolar.

Convidado pela Secretaria Municipal de Educação, o escritor Antonio Berlim ministrou a palestra “Só o Amor não Educa – Limites na medida certa”, que debateu o tema da Educação Familiar falando sobre os relacionamentos entre pais e filhos. O escritor se colocou à disposição para ministrar a palestra nas escolas com os pais e familiares dos alunos.

Antonio Berlim conduz a palestra de forma motivacional com dinamismo, eficácia, humor e emoção. Fala das heranças genética, psicológica, financeira e espiritual. E contou ainda algumas técnicas do encantamento para usar com as famílias e com os alunos. “Faça a pessoa que está com você sorrir, ensine e ensine brincando e faça a pessoa sair do real”, explicou cada técnica.

Para Antonio Berlim é importante que os pais sempre elogiem os seus filhos e que eduquem de maneira positiva. “Enriqueça a personalidade do seu filho, utilize bons programas de TV, música de qualidade e boa literatura”, disse. Contou ainda que respeito e carinho produz segurança no lar.

Também participou do encontro a professora formadora do Departamento de Ensino Fundamental, Régia Maria Silvestre da Silva Souza, que abordou “as práticas pedagógicas e necessidades da formação docente: uma odisseia do cotidiano da escola de Ensino Fundamental”.

A professora Régia Silvestre contou que o objetivo de estudo do seu trabalho de Pós-Graduação em Educação foi à experiência como formadora de professores alfabetizadores, o descompasso entre o desempenho do professor – como aluno cursista e do professor – como alfabetizador, na prática docente de ‘alfabetizar letrando’, as diretrizes curriculares nacionais do Ensino Fundamental de nove anos que determinam que as crianças desse nível de ensino sejam alfabetizadas na perspectiva do letramento e os resultados de estáticas educacionais.

“Alfabetizar letrando é ensejar a construção das habilidades voltadas para o domínio das especificidades da alfabetização, mas também a inserção autônoma do aluno nas práticas sociais que envolvem oralidade, leitura e escrita”, afirmou a professora Régia.

Outra convidada do encontro de gestores foi à diretora pedagógica da Escola Municipal Antônio Campos, Raquel Marinho de Meneses, que falou da satisfação e experiência de participar do Prêmio de Gestão Escolar, na última edição do mesmo. “Participar desse prêmio é um ato de coragem e acreditarmos que podemos conseguir”, disse. A unidade de ensino está situada no bairro de Mãe Luiza, Zona Leste e recebeu o Prêmio de Gestão Escolar no ano de 2015, representando o RN.

“Participar do Prêmio representou inúmeras possibilidades como troca de experiências com gestores e redes de todo o Brasil (fragilidades e fortalezas de cada Estado e de outros países), refletir sobre a Gestão Democrática, participação em eventos culturais, divulgação de boas práticas e melhorou a autoestima da nossa comunidade escolar”, afirmou Raquel Marinho.