21/06/2017 15:10
  • Nova trilha natural do Parque da Cidade conta com segurança da Guarda Municipal
Divulgação Semdes

O Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) passou a atuar na segurança de mais uma trilha natural aberta no Parque da Cidade do Dom Nivaldo Monte. A chamada Trilha do Horto contempla um percurso de aproximadamente 5km dentro da mata nativa. O trajeto leva os visitantes a conhecer melhor os aspectos da fauna e da flora da Zona de Proteção Ambiental 01, onde se encontra inserido o Parque da Cidade.

Todo o percurso realizado pelos visitantes conta com o acompanhamento de, pelo menos, dois guardas municipais que são responsáveis pela segurança do pessoal. A medida tem o intuito de evitar possíveis delitos contra os que participam das trilhas, a exemplo de tentativas de roubos por estranhos que porventura estejam escondidos na área, como também para evitar qualquer ação que agrida a fauna e a flora natural.

Além da trilha do Horto, os guardas municipais patrulham outras quatro trilhas naturais disponíveis ao público, sendo as mesmas diferenciadas pela distância do percurso. Na trilha Embaúba são 1.600 metros, na Preá, 800 metros, na Bromélia, 300 metros, e na Campo o trajeto é de 280 metros. “Todas as trilhas permitem ao visitante conhecer o ecossistema da região como a fauna e a flora, e isso de maneira segura, já que essas ações dentro da vegetação nativa contam sempre com a segurança de guardas municipais treinados”, comentou a coordenadora do Gaam/GMN, Francineide Maria.

Durante o percurso, guias do setor de Manejo Ambiental do Parque da Cidade orientam os grupos passando informações importantes sobre o habitat, tudo no sentido de promover a consciência ambiental das pessoas participantes do passeio, que deve ser previamente agendado na biblioteca do Parque ou pelo telefone 3232-3207.

O trabalho de segurança preventiva realizado pela Guarda Municipal é efetivado com guardas municipais em patrulhamento a pé e com viatura de apoio, sendo esta localizada na área pavimentada. Os guardas municipais inseridos no serviço de segurança das trilhas mantêm contato com as equipes externas via rádio comunicador, o que possibilita medidas rápidas de reforço caso necessário.

Além das trilhas naturais, o Parque da Cidade dispõe de outras cinco trilhas pavimentadas: Pau Brasil (1.360m), Pôr-do-Sol (640m), Vento (600m), Nascente (300m), e Torre (220m). Nessa situação, os espaços são abertos ao público de domingo a domingo das 05h às 18h.