21/06/2017 13:00
  • Semurb realiza capacitação com secretarias de meio ambiente do interior do RN

Com o objetivo de capacitar servidores que atuam como fiscais nas Secretarias de Meio Ambiente das cidades de São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Arez e Tibau a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de Natal iniciou nesta quarta-feira (21), uma capacitação que irá reforçar a formação e reciclagem desses profissionais. O curso foi solicitado pelas próprias prefeituras e também participam agentes da Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN), da Guarda Municipal de Ceará Mirim e Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam).

A capacitação foi iniciada com uma palestra motivacional sobre " A importância do trabalho”, ministrada por Elisiário Júnior e segue até a próxima sexta (23). Constam na programação temas relativos à Fiscalização Ambiental, suas competências, o Poder de Polícia e a instrução do Processo Administrativo além da Fiscalização e o Licenciamento como instrumento de controle Urbanístico, Ambiental e Tributário. Além do enfoque as políticas de Meio Ambiente vigentes no País, a partir de uma abordagem teórica, de maneira a propiciar ao servidor um aprofundamento de conhecimentos específico sobre a execução eficaz destas atividades.

Segundo o supervisor Geral de Fiscalização Ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, a capacitação é um momento para trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. Pois no trabalho de fiscalizar os servidores precisam estar atualizados para melhor contribuir com o crescimento dos seus municípios com respeito à legislação ambiental.

A capacitação conta ainda com palestras sobre Poluição Atmosférica e o monitoramento de Níveis de Pressão Sonora, pelo supervisor Evânio Mafra; Fiscalização de Fauna (tráfico e maus tratos), Flora, Zonas de Proteção Ambiental (ZPA's) e Áreas de Proteção Permanentes pelo Supervisor Gustavo Szilagyi; e por fim Fiscalização de Poluição das Águas (por efluentes domésticos e industriais), Solo (deposição de resíduos domésticos e especiais) e em imóveis em situação de poluição ambiental pelo Supervisor Iang Chaves.