20/06/2017 21:10
  • Prefeitura entrega reforma e ampliação da escola Lourdes Godeiro na Zona Norte
João Maria Alves

Prefeito Carlos Eduardo entregou na tarde desta terça-feira, 20, a oitava unidade de ensino Municipal ampliada e reformada em sua gestão, a escola Professora Lourdes Godeiro, no conjunto Gramorezinho, bairro Lagoa Azul, Zona Norte. A obra foi orçada em R$ 188 mil.

Participaram da solenidade de entrega a secretária Municipal de Educação, Justina Iva; o secretário de Governo, Homero Grec; a secretária adjunta, Judineide Domingos; a diretora pedagógica da escola, professora Ana Lúcia; a diretora financeira, professora Marizete; o padre Francisco Cibin, da Paróquia Dom Bosco, entre representantes da administração municipal e da comunidade.

Esta escola Municipal alcançou o segundo maior Ideb dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para o ano de 2015, com nota de 5,8, quando a meta era de 4,9. Este índice, de acordo com a programação de metas, estava previsto para ser alcançado em 2021.

A Escola Lourdes Godeiro atende a 153 alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, e passou por reforma e ampliação, proporcionando várias melhorias em suas instalações. A unidade foi criada em 1980, pelo decreto número 2.380.

A professora Justina Iva ressaltou o desempenho da escola, equipe pedagógica e alunos, e ressaltou as melhorias feitas na unidade, o que poderá proporcionar melhores condições de trabalho.

O prefeito Carlos Eduardo destacou a importância da gestão escolar da unidade. “A leitura é muito importante. O livro amplia o conhecimento e é desta forma que a educação será consistente e poderá levar os alunos a um futuro melhor”, afirmou o prefeito, referindo-se a um dos programas da escola Lourdes Godeiro, de incentivo à leitura entre os alunos. Um aluno do 3° ano do Ensino Fundamental, Antônio Netto leu um poema na solenidade, demonstrando o aprendizado dentro do programa.

A professora Justina Iva também destacou a importância de programas de leitura, citando a posse da aluna Allícia Rebeca Marcolino Siqueira, ex-aluna do Cmei Professora Francisca Célia Martins de Souza,, e estuda na escola Municipal professor Laércio Fernandes, na Academia Feminina de Letras do RN, com apenas seis anos de idade.

Na escola foram realizadas a construção da sala de informática e da sala dos professores, uma adequação do refeitório, uma adequação de um pátio coberto para uma quadra poliesportiva, pintura geral do prédio, revisão nas esquadrias, instalações elétricas e hidrossanitárias, melhorias na guarita, instalações de ventiladores e condicionadores de ar e a construção de toda a parte de acessibilidade.

A nova estrutura física da escola conta com quatro salas de aula, secretaria, direção, coordenação, sala dos professores, laboratório de informática, refeitório, cozinha, depósito, lavanderia, biblioteca, banheiros femininos e masculinos. A estrutura conta também com rampas de acesso e uma quadra poliesportiva. A obra foi executada pela empresa Conarte – Projetos, Construções e Serviços LTDA, com investimentos de R$ 188 mil do orçamento próprio da Prefeitura do Natal. A unidade de ensino conta com nove professores.