20/06/2017 16:04
  • Defesa Civil Municipal terá ferramenta digital capaz de aperfeiçoar ações preventivas

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a UFRN iniciaram nessa segunda-feira (19), os primeiros procedimentos operacionais do termo de cooperação direcionado ao fortalecimento técnico da Defesa Civil de Natal. A medida reuniu técnicos de ambos os órgãos na digitalização dos laudos de vistoria e autos de interdição produzidos pela Defesa Civil Municipal no período de 2013 a 2017.

Nesse primeiro momento, as informações digitalizadas vão ser inseridas num banco de dados digital que será utilizado na organização de mapas apontando pontos de risco, causas, fatores de crise e desastres que servirão como elementos na formação de um plano capaz de aprimorar as medidas preventivas e dar mais eficiência as intervenções da Defesa Civil em situação de crise.

O trabalho prever que a UFRN capacite alunos no campo de pesquisa e busque a apresentação de trabalhos, além de realizar treinamento dos agentes de defesa civil de Natal nessa nova ferramenta de análise dos locais de maior incidência de desastres e risco, e ainda implantar um novo sistema nos pluviômetros da capital no sentido de aperfeiçoar o alerta sobre volumes de chuva.

A Prefeitura, por intermédio da Semdes, não terá custo, apenas deve receber alunos da UFRN para atuar como estagiários no abastecimento do sistema de dados e na organização inicial das informações coletadas. “É uma iniciativa importante para Natal, e principalmente, para os moradores de áreas sujeitas a emergências dessa natureza, pois teremos uma Defesa Civil mais moderna para atuar na prevenção”, comentou o titular da Semdes, João Paulo Mendes.

O trabalho de formação do sistema cabe a equipe técnica de pesquisa do grupo Georisco da UFRN, coordenado pelo professor do Departamento de Geografia, Lutiane Almeida, que conta com apoio da diretora de Defesa Civil e Ações Preventivas da Semdes, Alana Sales, e com o chefe de Operações da Defesa Civil, Paulo Costa.

Georisco

O Georisco se concentra nos estudos sobre os riscos, vulnerabilidades e exposição aos desastres. Os objetivos do grupo são: formar recursos humanos em todos os níveis com ênfase na análise de riscos associados aos perigos naturais; dominar as técnicas de medição e mapeamento de riscos, vulnerabilidades sociais e naturais, com ênfase no uso de Geotecnologias, além de buscar compor indicadores e ações de extensão em redução de risco de desastres.