20/06/2017 12:34
  • Oficina debate atenção integral às crianças com microcefalia
Divulgação SMS

Visando fortalecer a rede de assistência integral às crianças com microcefalia no município de Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), promoveu nesta segunda-feira (19) a oficina “Estratégia de fortalecimento da atenção integral às crianças com infecção congênita associada às storch e ao vírus zika e suas famílias”, no auditório do nível central, em Areia Preta.

A coordenadora de Saúde da Criança da SMS, Isabel Lima, explicou que o objetivo foi ampliar a discussão sobre o tema, criando estratégias para acompanhar as crianças que nasceram com microcefalia e outras más-formações.

“Para isso, convidamos os representantes das três maternidades municipais, dos cinco distritos sanitários de Natal, do Centro de Controle de Zoonoses e do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), que são os profissionais desses setores que trabalham a temática, no intuito de fortalecer a rede de atenção integral”.

Durante a oficina foram trabalhadas as estratégias de fortalecimento da atenção integral às crianças com infecção congênita associada às storch, que são as doenças como Sífilis, Rubéola, Toxoplasmose, Citomegalovírus e Herpes e ainda as relacionadas ao vírus Zika e suas famílias.

“As estratégias são voltadas para quatro eixos: saúde sexual e reprodutiva, atenção às crianças, atenção às famílias e educação permanente. Esse momento faz parte de uma série de outros que ocorrerão sempre com o intuito de fortalecer e qualificar a nossa atenção voltada para a assistência a esse grupo”, explicou a coordenadora da Saúde da Mulher da Sesap, Shirley Moura.