20/06/2017 12:24
  • Unidade de Saúde do Jiqui oferece diversos serviços e projetos para população
Divulgação SMS

Buscando atender os usuários de forma cada vez mais qualificada, a Unidade Básica de Saúde do Jiqui (UBS Jiqui), localizada em Neópolis, zona Sul de Natal, tem implementado uma série de projetos e serviços, voltados à promoção da saúde e prevenção de agravos.

Dos serviços básicos, são ofertadas consultas clínicas, pediatria, enfermagem, farmácia, ginecologia, nutricionista, além de odontologia – esse último suspenso provisoriamente, mas que voltará a ficar disponível até o início da próxima semana. Mensalmente, são mais de 1.500 atendimentos realizados.

Além disso, a UBS Jiqui possui diversos grupos para um acompanhamento especializado para determinados tipos de pacientes. O 'Hiperdia', por exemplo, é composto por usuários com diabetes e hipertensão. Já o 'Viver Bem', faz atividades alusivas com combate e prevenção da obesidade e sobrepeso. A unidade ainda tem um grupo com gestantes e o mais recente, o 'Dança Terapia', que acontece na Praça Marechal Deodoro e busca utilizar a dança como forma de promover uma melhor qualidade de vida.

Os projetos da unidade também já fazem parte do dia a dia da comunidade. O 'Saúde na Praça', ocorre mensalmente e leva serviços básicos de saúde para aqueles que geralmente não encontram tempo durante a semana para ir até a UBS. Toda quinta-feira ocorre o 'Chá da Saúde', momento que reúne pacientes e equipe para discutir os mais diversos temas, principalmente aqueles que têm afetado, de alguma forma, os próprios moradores da região.

A UBS ainda realiza o 'Educação e Saúde' em três escolas: no CMEI Moema Tinoco, semestralmente são ofertados vitamina A, orientações nutricionais e atualização das vacinas; na Escola Municipal Carlos Belo Moreno, os estudantes recebem atendimentos odontológicos, de enfermagem, vacina de HPV. Além disso, os pais também participam de palestras sobre os cuidados que devem ter com a saúde dos filhos; já na Escola Estadual Berilo Wanderley, os profissionais oferecem testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, distribuição de preservativos, orientações e palestras.

Embora já existam ações e projetos que acontecem há algum tempo, a UBS Jiqui está sempre aberta a sugestões da comunidade. “Nós temos dois conselhos. O gestor, que é com os profissionais da unidade, onde discutimos o que pode ser melhorado, e o local, que é composto por profissionais da unidade e por representantes da comunidade. Nele, escutamos as necessidades que a comunidade tem sentido e tentamos encontrar uma solução, juntos”, explicou Keyla Fernanda, diretora da unidade.