20/06/2017 09:20
  • Trabalho de revitalização da sinalização viária segue em ritmo acelerado na cidade

O trabalho da Prefeitura do Natal de recuperação da sinalização do sistema viário na cidade segue em ritmo acelerado. A recuperação da sinalização horizontal e vertical, além de ordenar os veículos nas faixas de rolamento, garantem mais segurança aos condutores e possibilita uma travessia mais segura para os pedestres em vias de trânsito intenso.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), estão sendo revitalizados importante corredores viários como: a Av. Felizardo Moura, Romualdo Galvão, rua São José (rotatória), Itapetinga e Alexandrino de Alencar, entre outras vias.

Os serviços contemplaram melhoria na sinalização de faixas de pedestres, regulamentação, advertência, identificação, orientação, lombadas, pintura de meio-fio, faixas separadoras de fluxos e rotatórias.

Para a secretária da STTU, Elequicina Maria dos Santos “a revitalização da sinalização horizontal e vertical é importante porque auxiliam no disciplinamento do trânsito em Natal, informam sobre os fluxos de sentido de tráfego, as proibições, restrições no uso das vias urbanas e influenciam diretamente na redução do número de acidentes de trânsito.”

FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA
A STTU também está melhorando a fiscalização eletrônica com radares e lombadas eletrônicas. Foram instalados 40 novos equipamentos em 26 pontos da capital e todo o sistema iniciará notificação a partir de setembro de 2017, após conclusão das placas indicativas e da realização de campanha educativa, destacando a resolução número 471/2013 do Denatran que prevê a regulamentação dos equipamentos eletrônicos na fiscalização das vias públicas.

No total serão 54 câmeras com gestão compartilhada entre a STTU e a Guarda Municipal. E cada câmera têm alcance de até 500 metros do ponto onde estão instalados, o que garante a identificação em boa resolução das placas de veículos e ajuda na segurança pública no momento de identificar alguma situação risco junto as pessoas na via.