19/06/2017 11:03
  • Prefeitura participa da III Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação
Divulgação SME

A Prefeitura do Natal foi representada em Brasília durante a III Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (III Conane), pela titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, e pela assessora pedagógica do Setor de Educação em Tempo Integral, Giovanna de Araújo Silva. O evento aconteceu de 15 a 17 de junho no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais (EAPE).

Em pauta durante o evento temas como sustentabilidade, territórios educativos, fortalecimento e expansão das escolas inovadoras e ruptura e ousadia na educação, com a participação de educadores de todo o Brasil e do Chile, que compartilharam durante os três dias experiências exitosas na rede pública de ensino.

Além do compartilhamento de experiências, a programação contou com oficinas, rodas de conversa sobre temas como educação integral, tecnologia e educação dos povos tradicionais.

Durante o III Conane foi iniciado um conjunto de ações em rede, em que os participantes divididos em 10 grupos temáticos debateram e elaboraram um plano de ação para ser realizado coletivamente até o Conane 2019. Entre os temas abordados estão “Fortalecimento das escolas em processo de inovação e criatividade – suporte e continuidade”, “Construção do PPP com autonomia pedagógica”, “Educador: doença e solidariedade”, “O desafio pedagógico da alfabetização: crianças e adultos”, “Inclusão, diversidade e gênero nas escolas”.

Entre as atividades que participou durante o III Conane, a professora Justina Iva se fez presente na discussão sobre a facilitação do diálogo nas escolas, e foi expositora durante uma roda de conversa com o tema “A crise institucional da escola pública e o papel do Estado”.