Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/06/2017 15:02
  • Ponta Negra recebe ação de promoção à saúde e VigiaEduca conclui visita aos distritos sanitários

Quem transitou pela Vila de Ponta Negra, na zona Sul de Natal, nesta sexta-feira (16) teve a oportunidade de participar de mais uma ação 'extramuros' de promoção à saúde por parte da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ponta Negra.

Aproveitando o período junino, as equipes montaram tendas na pracinha localizada em frente para a Igreja São João. Foram ofertados serviços como aferição de pressão, testes rápidos e testes de glicemia. Além disso, também foram distribuídos materiais sobre doenças sexualmente transmissíveis, descarte correto do lixo e hipoclorito. “Também tivemos profissionais fazendo a orientações sobre cada serviço que estávamos ofertando”, destacou Múcia Teixeira, enfermeira da unidade.

A ação integra o projeto 'Saúde na Praia', que geralmente acontece na orla de Ponta Negra. “Tentamos fazer o Saúde na Praia a cada três meses, mas nesse intervalo também fazemos ações mais próximas da comunidade, exatamente para conseguir atrair ainda mais o público que normalmente não busca atendimento na unidade”, explicou a enfermeira.


Ainda segundo Múcia, a ação conta com uma série de parcerias, inclusive com a participação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “O CRAS sempre está conosco nas ações, pois é importante também olhar o lado social dos usuários. Mas também temos parcerias da própria comunidade, de escolas da região e de empresas, que sabem da importância da realização de ações voltadas para a promoção da saúde”.

VigiEduca conclui visitas aos distritos sanitários de Natal

Em continuidade ao trabalho de educação em saúde para prevenção e combate a doenças evitáveis entre a população, por meio do projeto Vigieduca, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS) concluiu as visitas às sedes dos distritos sanitários para orientação dos servidores e usuários.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde Ambiental da SMS, Solange Almeida, o trabalho é feito visando o estímulo à prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida dos servidores e da população, ao sensibilizá-los e conscientizá-los para ações e atitudes simples, mas eficazes no combate às enfermidades que podem ser evitadas.
“Um exemplo são as doenças transmitidas por ingestão de alimentos ou água contaminada, que podem ser prevenidas com a correta higienização destes com o uso do hipoclorito, distribuído gratuitamente pela SMS para a população e unidades de saúde. Essas orientações são muito importantes porque despertam o interesse e a proatividade das pessoas em cuidar mais da sua própria saúde”.
O despertar para o cuidado com o meio ambiente e o consumo responsável dos recursos naturais, sobretudo os não-renováveis, como a água, também é uma das metas trabalhadas pela SMS. “Trabalhamos com ações de educação e de capacitação em saúde ambiental em diversos estabelecimentos, sempre com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos natalenses”.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css