06/06/2017 12:28
  • Arsban realiza EcoBlitz em ação na Semana de Meio Ambiente de Natal
Assessoria Arsban

Como parte da programação da Semana de Meio Ambiente, a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban) realizou mais uma edição da EcoBlitz, ação de divulgação das atividades da agência e de informações acerca da importância do saneamento básico na vida da população. A atividade foi realizada na manhã desta terça-feira (06), no Parque das Mangueiras, no bairro de Lagoa Nova.

A intervenção dialogou com circulantes do parque, mas principalmente com estudantes de escolas públicas e usuários do Centro de atenção psicossocial (Caps II – Oeste) que se encontravam no local para participar dos diversos eventos. Cerca de 120 pessoas passaram pela equipe. Foram realizadas também a distribuição de kits ecológicos com informativos, números para denúncias, squeeze e lixo car.

Para Pedro Constantino, analista de regulação da Arsban, este espaço é muito importante porque coloca o profissional de frente à população. O analista apresentou um pouco do seu trabalho em campo, realizando investigações de denúncias sobre irregularidades nos serviços de água e esgoto recebidas pela ouvidoria da agência. Constantino ressalta a importância de destacar que o saneamento não pode ser resumido em distribuição de água e coleta de esgoto, mas também a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e a drenagem e manejo das águas pluviais.

A sustentabilidade é critério básico para a gestão ambiental de uma comunidade urbana, vez que a consciência ecológica e o desenvolvimento socioeconômico estão unidos em responsabilidade múltipla. Preservar o meio ambiente e assegurar a manutenção da saúde pública é um grande desafio político-jurídico que abrange a implementação adequada dos serviços. A Semana de Meio Ambiente é uma ação da Prefeitura do Natal, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e tem a Arsban como parceira no acesso à informação e na melhoria da qualidade de vida.