05/06/2017 15:01
  • Fórum vai debater a qualidade do ar em Natal na Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal de Natal no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, vai debater nesta terça-feira (6), a qualidade do ar na nossa capital durante  o III Fórum de Discussão: Qualidade do Ar em Natal e Políticas Públicas. O Fórum, que será realizado no auditório do Parque, tem como objetivo estimular uma discussão periódica sobre o assunto, trazendo as experiências recentes de diversas entidades que possuam ações, programas, pesquisas, experiências ligadas à qualidade do ar que possam ser compartilhadas junto à comunidade.

Em sua terceira edição, o Fórum este ano será integrado à programação da Semana do Meio Ambiente. Na primeira vez o debate aconteceu em outubro de 2015 sob a forma de seminário, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Dada a relevância do assunto e da necessidade crescente de produção e disseminação de informações sobre a qualidade do ar, foi proposta a instalação de um fórum permanente de discussão onde instituições, pesquisadores e comunidade em geral possam compartilhar experiências, possibilitando o diálogo entre diferentes segmentos e a formação do senso crítico com base em fontes oficiais e científicas.

Para debater o tema, foi convidada a professora da UFRN, Judith Johanna Hoelzemann, que vai falar sobre os Estudos da composição química da atmosfera nas áreas urbanas do Brasil: Qualidade do Ar e Clima". Outra palestrante é a dra. Maria Paulete Pereira Martins, representando o INPE–CRN, que vai explanar sobre “Qualidade do Ar, Qualidade do Ambiente, Qualidade de Vida: Conhecer e Agir”. Também foi convidado o professor Jean Leite Tavares, do IFRN, para palestrar sobre “Estudos iniciais para implantação do Índice de Qualidade do ar em Natal”.

“Poluição e Saúde Pública”, é o tema da palestra do representante da Fetronor, Eiblyng Scardini Menegazzo, que será seguido de Fabiano Carvalho do Rêgo, representante da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, que vai falar sobre “Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador no monitoramento dos agravos respiratórios em Natal. E, encerrando o ciclo de palestras, Leonardo Almeida de Araújo, irá falar a respeito da fiscalização ambiental e a inibição da poluição atmosférica em Natal, como representante da Semurb – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Programação:

08:30 – Credenciamento

09:00 – Abertura

09:10 - Palestra: Estudos da composição química da atmosfera nas áreas urbanas do Brasil: Qualidade do Ar e Clima".

Palestrante: Judith Johanna Hoelzemann/UFRN

09:30 - Palestra: Qualidade do Ar, qualidade do ambiente, qualidade de vida: conhecer e agir

Palestrante: Dra. Maria Paulete Pereira Martins/INPE-CRN

09:50 – Palestra: Estudos iniciais para implantação do Índice de Qualidade do ar em Natal - RN.

Palestrante: Prof. Jean Leite Tavares/IFRN

10:10 – Coffe Breack

10:30- Palestra: Poluição e Saúde Pública

Palestrante: Eiblyng Scardini Menegazzo/Fetronor