02/06/2017 08:40
  • Delegação Russa conhece experiências bem-sucedidas em Natal
Divulgação

Um grupo formado por integrantes do Banco Mundial e da Prática Global em Proteção Social em Washington visitou, durante a quinta-feira (01), comunidades que tiveram projetos viabilizados por meio da participação da população no Orçamento Participativo de Natal, com o objetivo de buscar experiências de participação popular que deram certo.

De acordo com o coordenador do Local Initiatives Support Program (LISP) do Banco Mundial na Rússia, Ivan Evgenevich, o país procurou buscar experiências com a participação da população que deram certo, na elaboração do Orçamento Participativo, e resolveram optar por dois países da América Latina, Argentina e Brasil, para preparar um Programa Nacional de Participação Popular em seu país, a Rússia. No Brasil a delegação já esteve em Belo Horizonte e estará até está sexta-feira (02) em Natal.

"Nós já conhecíamos a experiência pioneira de Porto Alegre, mas não queríamos ir a Porto Alegre por que já existe bastante material na mídia, então tentamos buscar alguma cidade que estivesse fazendo algo diferente não só com o orçamento participativo de uma maneira geral, mas com qualquer mecanismo de participação das comunidades locais", explicou Ivan.

O grupo visitou a Escola Municipal de Santos Reis que foi contemplada pelo Orçamento Participativo Criança, onde os próprios alunos fizeram sugestões de melhoria da escola como a construção de uma nova sala e a diminuição do lixo próximo à escola. Na ocasião os visitantes viram apresentações do grupo de dança Santos Reis, e do grupo de Capoeira da escola.

A delegação conheceu ainda a Unidade de Saúde Aparecida, no bairro de Mãe Luíza, que teve 98% da sua reforma viabilizada com verba garantida pelo Orçamento Participativo, onde também assistiu a uma apresentação de Bumba Meu Boi.

As visitas da manhã se encerraram na Ocupação 8 de março, na zona oeste da cidade, composta por 72 assentamentos de famílias que serão reconduzidas a 1792 apartamentos onde 50% serão contemplados pelo Minha Casa Minha Vida e os outros 50% para famílias que precisaram ser removidas de suas casas por algum motivo de irregularidade.

A tarde o grupo conheceu um pouco da Tenda do Conto na Vila de Ponta Negra, um mecanismo de escuta voltada para a população que nasceu na Unidade de Saúde do Panatis e já foi replicada para vários outros estados. Na ocasião os visitantes também puderam apreciar um pouco da cultura potiguar com apresentação do Pastoril da Melhor Idade e da Capoeira Angola. As visitas se encerraram na praça do Cruzeiro que também teve sua reforma contemplada por demanda colocada pela população do bairro.

De acordo com a diretora do Departamento de planejamento de Participação Popular, Fátima Abrantes, o Orçamento Participativo de Natal é uma metodologia que a gestão utiliza desde 2005 onde possibilita que a população delibere sobre uma parcela da receita tributária do município. A população se aproxima da gestão, se sente corresponsável pela gestão e diz quais as prioridades para sua região, para o seu bairro.

Nesta sexta-feira a partir das 10h o grupo terá um encontro com o prefeito Carlos Eduardo, no Salão Nobre da Prefeitura, para conhecerem mais experiências de participação popular na Gestão Municipal.