25/05/2017 09:47
  • Reunião discute diretrizes da VIII Conferência Municipal de Saneamento
Divulgação

A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban), realizou nesta quarta-feira (24), a primeira reunião preparatória da VIII Conferência Municipal de Saneamento Básico, com representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil organizada. A reunião teve o objetivo de discutir as diretrizes da conferência que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro e a realização das pré-conferências.

O evento conta com o apoio do Conselho Municipal de Saneamento Básico (Comsab) e neste ano o tema proposto pela Comissão Organizadora para a conferência foi “Impactos e desafios da conjuntura socioeconômica no saneamento básico da cidade”.

As pré-conferências municipais têm o objetivo de avaliar as políticas de saneamento de cada um dos quatro territórios de atuação no município de Natal, e construir propostas para melhor assistir à população dessas áreas. Ao todo serão realizadas cinco pré-conferências e serão eleitos delegados, entre representantes da sociedade civil e do poder público, que participarão da conferência principal. Locais e horários ainda serão confirmados nas próximas reuniões.

Considerando cenários locais e nacionais, alguns pontos a serem destacados no evento serão a segurança hídrica, os impactos da revisão tarifária, a inclusão dos resíduos e da drenagem nos serviços de regulação da Arsban, discussão sobre estatização versus privatização de alguns serviços (água e esgoto). Todo os pontos destacados serão abordados em 4 eixos temáticos durante a conferência.

Segundo a diretora-presidente da Arsban, Aparecida França, esse é um momento de mobilização em especial para os usuários desses serviços. “Esperamos uma ampla participação de todos os envolvidos nesse processo, principalmente dos usuários que serão os beneficiados com as deliberações discutidas nos eventos”, ressaltou a diretora.