20/04/2017 14:38
  • Natal participa de evento nacional para discutir desenvolvimento sustentável

A Prefeitura Municipal de Natal estará presente no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), por intermédio da diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), Irani Santos, que também será palestrante na mesa temática sobre as "Boas Práticas em Políticas para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes e Humanas".

O evento é realizado, a cada dois anos, pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e reúne autoridades municipais, estaduais e federal, além de pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações.

Este ano o EMDS vai acontecer de 24 a 28 de abril, no estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF, tendo como tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. Segundo Irani Santos, "o objetivo é fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros".

Durante cinco dias, o EMDS terá várias atividades voltadas à promoção do diálogo e com debates centrados em eixos temáticos, tais como: Serviços e políticas públicas como direitos da cidadania; Cidades inteligentes, inovadoras, democráticas e transparentes; Direito à Cidade; Repactuação federativa, consorciamento e desenvolvimento regional; Qualidade e eficiência na gestão pública e a judicialização da escassez; Agenda urbana global e mudanças climáticas; e Incentivo à economia local, empreendedorismo, emprego, trabalho e renda.

No âmbito da Sempla, Irani Santos também é coordenadora do Programa Natal Cidade Inteligente e Humana". Por isso, no dia 28, ela integra a mesa que vai discutir as "Boas Práticas em Políticas para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes e Humanas". "A mesa vai apresentar algumas experiências e algumas aplicações em Cidades Inteligentes e Humanas pelo Brasil. Vou falar sobre o Case de Natal, que vem merecendo destaque no cenário das discussões sobre o tema", argumentou a diretora.