11/04/2017 15:01
  • Arsban e SMS articulam capacitação e formação de novos agentes de saneamento

Em reunião realizada nesta terça-feira (11), a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), decidiram alinhar suas relações intersetoriais para o fortalecimento do trabalho na prevenção de doenças de veiculação hídrica. A ideia é capacitar equipes da prefeitura na formação de agentes de saneamento, transmitindo informação e fiscalizando a comunidade. As próximas reuniões devem definir datas iniciais para as primeiras turmas.

A capacitação das equipes se dará em duas frentes de trabalho: educação e comunicação, e coleta de informação. Todos os dados recuperados em campo servirão de base para um banco de dados que poderá ser usado por todas as secretarias e que será alimentado constantemente. A ideia é que este processo seja contínuo. Um segundo ponto é conscientizar a própria população, transformando-os em em novos agentes, conscientes do seu papel na sociedade.

Outro objetivo da ação é a construção de um documento, que vai servir como material informativo e instrutivo, podendo ser utilizado em escolas, postos de saúde e centros de atendimento social. Em questões práticas, a importância dessa reunião está ligada a implantação de sistemas e modelos públicos que promovam hábitos higiênicos e saudáveis, no dia a dia da cidade e dentro dos nossos lares.

Para Aparecida França, presidente a Arsban, esse momento é muito importante para fortalecer o trabalho da gestão pública e de sensibilizar a população do seu protagonismo na qualidade de vida em comunidade. “Fazemos muitas coisas sozinhos, mas juntos podemos fazer muito mais e em pouco tempo. Conscientizar a população é um dos nossos trabalhos, uma cooperação técnica entre a nossa agência e a SMS”, explica.