Biblioteca Virtual do Natal

[UFRN] Metrópole Digital sedia workshop sobre Cidades Inteligentes e Humanas

2016-02-15 11:20:00

O Instituto Metrópole Digital (IMD) sedia entre os dias 16 e 17 de fevereiro, o evento Brazil-EU Cooperation on Human Smart Cities and FIWARE Workshop. O workshop é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), atendendo solicitação do Ministério da Cência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Comissão Europeia. Participam do evento convidados da comunidade acadêmica brasileira, de empresas, do Governo Federal e representantes da comunidade europeia.

O principal objetivo do Workshop é definir um plano de ação para o desenvolvimento de soluções para Cidades Inteligentes e Humanas no Brasil, usando como infraestrutura comum a plataforma aberta Fiware.

O plano de ação resultante será encaminhado ao MCTI e demais ministérios que estejam interessados em realizar ações para impulsionar o desenvolvimento de projetos para evolução das cidades; governos estaduais e municipais; e à Comissão Europeia, que deve fornecer a infraestrutura tecnológica do Fiware, suporte e treinamento necessário para o desenvolvimento de soluções baseadas nessa plataforma.

A abertura ocorre na terça-feira, 16, com a apresentação dos participantes brasileiros e europeus sobre as suas experiências sobre Cidades Inteligentes; exposições sobre o Fiware pela equipe responsável pela plataforma; e discussão sobre o plano de ação. No dia 16, o workshop será dedicado à composição e aprovação do plano de ação.

Entre os convidados do evento estão Álvaro de Oliveira, da Aalto University (Finlândia) e coordenador da Rede Human Smart Cities; Jarmo Souminen, também da Aalto University; Thales Marçal, do Ministério das Comunicações; e Moacyr Martucci.

A programação completa do Brazil-EU Cooperation on Human Smart Cities and FIWARE Workshop está disponível no link http://smartmetropolis.imd.ufrn.br/workshops/2016/

Fonte: Agência de comunicação da UFRN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento