Biblioteca Virtual do Natal
Registro Bibliográfico: 1124
Tipo de Material: Tese
Área Temática: Políticas Públicas
Título: Didática do plurilinguismo : efeitos da intercompreensão de línguas românicas na compreensão de textos escritos em português
Autor Principal: Rudson Edson Gomes de Souza
Local de Publicação: Natal, RN
Ano de Publicação: 2013
Volume / Paginação: 180 f.
Instituição: UFRN
Assuntos Relacionados: Ensino fundamental - Tese, Plurilinguismo - Tese, Estratégia de Aprendizagem - Tese, Língua Portuguesa - Tese
Notas Gerais: Orientadora: Selma Alas Martins
Notas de Resumo: Neste estudo exploratório, apresentamos algumas leituras como em Doyé (2003), Carrasco Perea (2003), Melo, Araújo e Sá (2004), Chavagne (2009) e Alas-Martins (2010; 2011) com o objetivo de verificarmos alguns traços de como a abordagem plurilíngue pode constituir-se em uma tendência na melhoria da compreensão da escrita de textos em língua materna (LM), e quanto pode colaborar para uma melhor percepção do sujeito quanto ao mundo ao seu redor com todas as suas diferentes nuances. Consiste em descrever a metodologia e alguns resultados de pesquisa que proporcionaram a inserção experimental da disciplina denominada de Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) na matriz curricular no município de Natal/RN/Brasil tendo como justificativa o elevado grau de analfabetismo funcional observado entre jovens de até 15 anos, segundo dados do IBGE de 2010. Os resultados foram verificados por meio de pesquisa-ação experimental mista caracterizada por Lewin (1946), Nunan (1992), Thiollent (1994) e Trip (2005) na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima e na Escola Estadual Professora Ana Julia de Carvalho Mousinho, com 95 alunos dos anos finais do ensino fundamental. O corpus decorrente desta investigação foi submetido a uma série de técnicas condensadas, como o teste não paramétrico de Kruskal e Wallis (1952) e o teste paramétrico ANOVA, em esforço para conferir um maior rigor à análise dos resultados apontados pelo caderno de atividades de ILR. O estudo possibilitou a investigação de estratégias de compreensão de línguas sob a perspectiva de autores como Ringbow (1987), Giacobbe (1990), Alarcão (1991; 2009a e 2009b), Corder (1992), Castellotti (2001) e Degache (2003), além da transferência dessas competências para a aprendizagem do português como apontado por Meissner, Klein e Stegmann (2004); indicou uma tendência positiva quanto à compreensão da LM por meio da análise de escores de provas e descrições escritas realizadas pelos participantes na resolução de tarefas
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Titulação: Doutor em Estudos da Linguagem
Banca: Orientadora: Selma Alas Martins
Banca: Izabel Souza do Nascimento
Banca: Janaína Weissheimer
Banca: Josilene Pinheiro Mariz

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